A b4waste, foodtech cuja plataforma conecta consumidores a produtos perto da data de vencimento a preços acessíveis, acabou de receber um reforço em seu caixa para continuar seu ritmo de expansão no mercado brasileiro. A companhia anunciou a conclusão de uma captação de R$ 2 milhões, combinando um follow-on da Glocal, com a entrada de novos investidores da China, Espanha e o novo sócio e COO, Rodrigo Chaimovich.
Segundo destacou a startup em nota à imprensa, a nova injeção de capital vem no rastro de um ano de crescimento – ela registrou um aumento de cinco vezes em seu volume de vendas no primeiro semestre deste ano. Segundo a companhia, com o aumento do consumo foi capaz de evitar o desperdício de mais de duas mil toneladas de lixo, com a prevenção da emissão de 1,7 mil toneladas de CO2 na atmosfera.
“Acredito que encontramos a receita para reduzir o desperdício. Após quintuplicar a operação, consolidamos o caminho para escalar a redução de lixo e gerar benefícios reais para as empresas, o planeta e as pessoas. Agora, estamos calibrando a nossa estratégia para ter um crescimento ainda maior no próximo ano”, disse Luciano Kleiman, fundador e CEO da b4waste.
Em setembro do ano passado, a b4waste já tinha levantado uma rodada de R$ 2 milhões, em um aporte seed liderado pelo fundo de impacto latino-americano Glocal, que também entrou na nova captação.
Com a nova capitalização, o objetivo da foodtech, até 2024, é sextuplicar o tamanho da operação por meio de maior presença nas periferias e no share de consumo das famílias – e para isso a companhia já está avaliando a possibilidade de novas rodadas de investimento. A empresa mira também a consolidação de sua operação nacional em dois anos, com planos de estender a solução além das fronteiras nacionais.
Atualmente operando em três capitais – São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte, com mais de 130 lojas parceiras – a b4waste vende em seu app produtos direto das unidades com descontos a partir de 50% aos consumidores finais. Segundo a empresa, um dos grandes segredos da operação para o varejo é a capacidade de reduzir pela metade as perdas de produtos próximos ao vencimento, gerando economia no faturamento de toda a rede.
“Encontramos o caminho que nos permite escalar o combate ao desperdício de forma sustentável. Nós cortamos pela metade as perdas dos supermercados, o que é essencial para operações cuja lucratividade é sempre de um dígito baixo. A média de 2% de perdas nas redes representa mais de R$ 8 bilhões anuais, o que torna a b4waste uma potente geradora de caixa adicional aos nossos sellers”, explica Luciano, em comunicado.
Ainda com foco na expansão, o novo sócio e COO, Rodrigo Chaimovich, chega para apoiar o desenvolvimento de parcerias estratégicas e comandar a operação da equipe. Rodrigo possui mais de 20 anos de experiência em marketing, estratégia e desenvolvimento de negócios, e já atuou em empresas como Danone, Unilever e na startup colombiana Chiper.
“A chegada do Chaimovich é um marco no novo momento em que estamos vivendo na ‘b4’. Com a expertise acumulada em décadas na indústria de alimentos, em grandes empresas e mercados diferentes, ganhamos uma visão aprofundada do mercado e uma rede de contatos central para acelerar nossa expansão”, finaliza Luciano.