
A startup Loopia, que desenvolveu uma plataforma para automatizar o atendimento para vendedores de e-commerces e marketplaces, acaba de anunciar a captação de uma rodada pré-Seed no valor de R$ 3,7 milhões. O investimento foi liderado pelo Funses I, veículo de investimentos criado com recursos do Fundo Soberano do Espírito Santo e gerido pela Quartzo Capital, e contou com a participação de Ace Ventures, BVC e Questum.
Fundada em 2024, a Loopia centraliza em uma única plataforma os canais de atendimento de vendedores que operam em marketplaces como Mercado Livre, Amazon, Magalu e Shopee. Além disso, possibilita a integração com o WhatsApp e o Instagram.
Por meio de uma agente de IA proprietária, batizada de Luna, a startup promete automatizar mais de 85% das interações com os clientes, reduzindo em até 97% o tempo de resposta nos atendimentos e aumentando em mais de 50% a taxa de conversão de atendimentos em vendas.
Com o aporte, a startup pretende acelerar sua expansão comercial, desenvolver novas
funcionalidades para a Luna e fortalecer o time, explica Tiago Vailati, cofundador e CEO da Loopia.
“O varejo digital está mais competitivo do que nunca. O tempo de resposta e a qualidade do
atendimento são diferenciais diretos para a conversão de vendas. Criamos a Loopia para dar
superpoderes a vendedores online, centralizando e automatizando a comunicação com os clientes, tornando o SAC um motor de crescimento e não apenas um centro de custos”, afirma Tiago.
Essa é a segunda empresa fundada pelo empreendedor, que aos 25 anos criou a Hiper, uma
startup de software para gestão de pequenos varejistas. A empresa foi adquirida pela Linx (Stone) em 2019 por R$ 50 milhões, e Tiago permaneceu à frente do negócio até 2022.
Para fundar a Loopia, o empreendedor se uniu a Anderson Fantini (CTO), que em 15 anos de experiência no setor de tecnologia esteve à frente de mais de 100 projetos de software, em diferentes segmentos.
“A inteligência artificial já não é mais só um conceito. Hoje, conseguimos ir além dos chatbots
tradicionais e entregar soluções autônomas, que interpretam intenções e otimizam processos em tempo real. O impacto dessa evolução é gigantesco, aumentando a produtividade dos vendedores e elevando a experiência do consumidor a um novo patamar”, aponta Anderson.