A Bossa Invest e Captable uniram forças mais uma vez para uma rodada de investimentos focada em startups americanas. A nova captação é uma sequência da iniciativa da Bossa na plataforma da Captable, que ocorreu em julho deste ano e atraiu 186 investidores brasileiros.
Se na primeira rodada aberta, os investimentos se concentraram em nomes quentes do mercado, especialmente em inteligência artificial – por exemplo, OpenAI e Anthropic – agora o novo pool de startups investidas tem um escopo expandido. São 17 startups, abrangendo áreas como IA, robótica e criptoativos.
Incluindo nomes quentes como as já citadas OpenAI e Anthropic, assim como a SpaceX, o pool também traz outras companhias menos conhecidas, porém valorizadas, como a Agility Robotics, Hugging Face e Kraken. O valuation combinado das 17 startups do novo pool é superior a US$ 310 bilhões.
“Muitas dessas empresas estão em estágio pré-IPO, o que pode proporcionar retornos consideráveis aos investidores”, destaca a Captable, em comunicado divulgado em primeira mão para o Startups.
De acordo com a Captable, o modelo de investimentos é estruturado em uma Sociedade de Propósito Específico (SPE). A SPE permite que investidores brasileiros aportem capital de forma indireta nessas startups, diversificando seus investimentos e diluindo riscos. Segundo Paulo Deitos, CEO da Captable, a segunda rodada responde a uma demanda crescente no mercado.
“Após o sucesso da primeira rodada, ficou claro que existe um grande interesse por investimentos em startups globais. Agora, ampliamos essa oportunidade com um portfólio ainda mais robusto”, comentou Deitos, em comunicado.
Para Paulo Tomazela, CEO da Bossa Invest, essa estrutura de investimento coloca os investidores brasileiros em uma posição estratégica. “Nosso objetivo é garantir que os brasileiros tenham acesso às inovações mais disruptivas no cenário global, algo que antes era restrito a grandes players institucionais”, destaca o executivo, em nota.
A lista completa das startups do pool é a seguinte: SpaceX, OpenAI, Anthropic, Agility Robotics, Kraken Digital Asset, Cerebras Systems, Groq, Turo, Standard AI, Fetch, Rescale, 6sense, SambaNova Systems, Hugging Face, Axiom Space, Apollo GraphQL e Lambda.