
O Kinea Private Equity, braço de investimentos ligado ao Banco Itaú, acabou de anunciar seu terceiro investimento para o fundo Private Equity V. A escolhida foi a The Led, empresa de comunicação visual em paineis LED que recebeu um cheque de R$ 150 milhões para bancar sua expansão.
Com o deal, descrito pelas empresas participantes como o maior já feito no segmento de paineis LED e mídia in-store, o plano da The Led é dar início a uma nova fase de expansão, focada em tecnologia e novas formas de comercialização de espaços publicitários, reflexo da aquisição recente da Retail Media, startup de publicidade dentro de grandes redes varejistas.
No caso do Kinea, esta última frente abre a possibilidade de sinergias com outras investidas da gestora, que tem em seu portfólio companhias como Panvel, Cobasi e Alvorada. Para Diego Montezano, sócio executivo de Private Equity da Kinea, o fundo está “animado” com estas possibilidades.
“Há uma avenida de crescimento muito significativa para o retail media. Já observávamos o potencial do modelo de negócio em outras investidas do varejo, que permite a rentabilização do tráfego de clientes em lojas, o que se traduz em um aumento de vendas e captura de maior volume de verbas publicitárias para os varejistas”, destaca Diego Montezano.
O investimento na The Led é o terceiro realizado pelo fundo V em 2025, e o sétimo desde seu lançamento, em 2021. Os demais aportes foram realizados na Cobasi, Blue Health, Alvorada, Grupo SEB, Greentech e LWSA.
Expansão agressiva
Fundada em 2010, a The Led se tornou um dos principais nomes nacionais do segmento de comunicação visual via paineis de LED – e nos últimos anos apostou em uma estratégia mais agressiva para acelerar seu crescimento. No fim do ano passado, ela comprou a Invian, de sistemas de integração de publicidade “out of home” (OOH), retail media e digital signage na América Latina.
A partir desse movimento, ela criou uma operação dedicada à frente de retail media, que em julho foi reforçada com a compra da Retail Media, trazendo mais de mil lojas e marcas como GPA e Hirota à base de clientes que já tinha nomes como Panvel e Pague Menos. Segundo dados divulgados pela companhia este ano, ela atende 41 redes varejistas, com 56 bandeiras, em 2.200 lojas e mais de 8 mil faces digitais instaladas.
Segundo Richard Albanesi, CEO e fundador da The Led, este é primeiro investimento de um fundo de private equity em uma empresa de paineis de LED e mídia in-store, e mostra como a empresa está “no caminho certo”.
“Com este aporte e com a expertise da Kinea, acreditamos que poderemos dobrar nosso tamanho nos próximos três anos”, diz o executivo, que projeta investir R$ 200 milhões até 2028, com a meta de atingir 15 mil faces digitais instaladas até o fim de 2025, distribuídas em cerca de 3,5 mil pontos de venda.
Segundo o CEO, a parceria também deve fortalecer práticas de governança e acelerar o desenvolvimento de novas tecnologias. “A Kinea estará lado a lado oferecendo apoio e conhecimento para alcançarmos nossos objetivos. Estamos ampliando investimentos em mídia, aprimorando sistemas e evoluindo nossas soluções para entregar eficiência e impacto real”, afirma.
A operação teve a BVA – Barreto Veiga Advogados como assessora jurídica exclusiva da The Led. O Kinea foi assessorado pelo Veirano Advogados. A The Led contou ainda com o apoio do time de investment banking da Galapagos Capital.