
A Fracttal é uma startup espanhola, mas tem planos ambiciosos de expansão no mercado latino-americano de brasileiro. Para turbinar essa estratégia, a empresa de soluções de manutenção utilizando IA, captou US$ 35 milhões em uma rodada liderada pela Riverwood Capital.
Segundo destacou a companhia em nota, o aporte chega para fortalecer a sua posição como player global no seu setor de atuação e ampliar o alcance em mais mercados, incluindo mercados-chave como México, Brasil, Espanha e França.
“Todos esses são locais estratégicos onde a Fracttal já possui uma clara aderência entre produto e mercado, clientes consolidados e forte demanda de empresas de médio e grande porte que buscam uma manutenção mais inteligente e preditiva”, destacou a companhia em nota.
Atualmente, a Fracttal possui mais de 20 milhões de ativos registrados e está presente em mais de 60 países. Seus clientes incluem empresas dos setores industrial e de manutenção de instalações, como Iberostar, Acciona, Veolia, Coca-Cola e FedEx. A empresa não divulga dados de faturamento.
De acordo com Christian Struve, CEO e cofundador da Fracttal, uma parcela significativa do investimento será destinada ao desenvolvimento de produtos, com forte foco em recursos avançados de IA e sistemas de agentes, tecnologias de IoT e outras funcionalidades avançadas.
“A Fracttal nasceu da convicção de que a manutenção deve passar de reativa a proativa, tornando-se um motor de melhorias significativas na eficiência operacional. Ela deve ser uma fonte de inteligência e segurança, não um fardo. Hoje, a inteligência artificial está acelerando essa mudança, e estamos na vanguarda com uma plataforma baseada em recursos preditivos e de gestão de agentes que transformam a manutenção em uma vantagem competitiva”, pontua o executivo, em nota.
Falando especificamente sobre o aporte, o CEO afirma que a empresa explorará oportunidades de crescimento inorgânico ativamente, incluindo aquisições e alianças estratégicas, para acelerar a expansão regional, aprofundar os recursos de seus produtos e consolidar sua liderança em regiões-chave.
“Ter a Riverwood Capital como parceira marca um ponto de virada para nós”, acrescenta Christian. “Eles sabem como escalar empresas de tecnologia globalmente, como construir negócios sólidos e como apoiar fundadores que aspiram a transformar setores inteiros. O apoio deles chega no momento perfeito para nossas ambições globais, reforçando nossa liderança na América Latina”, completa.
Fundada em 2015 por Christian Struve e Alejandro Pérez, a Fracttal oferece uma solução na nuvem, 100% móvel, que aplica IoT e inteligência artificial para ajudar empresas de vários portes e setores a enfrentar os desafios de controle e rastreamento de suas operações de manutenção. Em 2023, a companhia levantou uma rodada de US$ 10 milhões, liderada pela chilena Kayyak Ventures, com participação de GoHub Ventures e Amador Holdings.