Luan Azevedo e Felipe Serrano Vieira, cofundadores da DS Marketing | Foto: divulgação
Luan Azevedo e Felipe Serrano Vieira, cofundadores da DS Marketing | Foto: divulgação

A DS Marketing, startup que desenvolveu uma plataforma de automação de marketing voltada a pequenos varejistas, acabou de receber um “empurrão” para seus planos de expansão. A martech levantou R$ 5 milhões com a Triaxis e Crescera Capital, por meio do fundo Criatec 4.

Essa é a primeira rodada institucional da empresa de Campinas, que será utilizada para acelerar a sua expansão comercial – nos próximos 12 a 24 meses, o plano da DS é dobrar de tamanho ano a ano. Além disso, a startup projeta alcançar cerca de R$ 50 milhões anuais até 2028.

Com a proposta de democratizar o acesso a ferramentas de marketing digital, a DS entrega a seus clientes um estúdio de criação automatizado e um motor de campanhas multicanal. O lojista pode criar encartes, cartazes e posts digitais em poucos cliques e programar sua divulgação em canais como WhatsApp, Instagram, SMS, entre outros.

Atualmente, a companhia conta com cerca de 3 mil clientes – na sua maioria pequenos empreendedores que administram seus negócios sozinhos – mas segundo o cofundador e CEO Luan Azevedo, esse número representa uma fatia ainda muito pequena do mercado endereçável para a startup.

“Quando olhamos apenas para o público que atendemos hoje, pequenos supermercados e seus derivados, como padarias, mercearias, açougues, farmácias etc, o mercado endereçável já representa cerca de 1 milhão e meio de empresas no Brasil, especialmente no chamado “Brasil profundo”. Esse universo, por si só, já oferece um potencial enorme de crescimento”, explica.

Investimento em IA

Como toda boa solução que propõe automação, a DS também quer colocar mais IA na sua plataforma, e a partir do aporte ela quer aprimorar a sua camada conversacional baseada em IA, permitindo que pequenos varejista criem campanhas via WhatsApp, sem a necessidade de acessar a plataforma.

Segundo Luan, o objetivo a partir do aporte é tornar a plataforma ainda mais intuitiva para os usuários a partir da inteligência artificial, diminuindo a curva de aprendizado para que ele domine o uso da solução.

“Estamos evoluindo para novos níveis de aplicação. Um exemplo é a personalização de campanhas sazonais: mantemos uma biblioteca de temas, como Natal e, com IA, o próprio sistema será capaz de gerar automaticamente um tema personalizado para cada cliente, entregando o mesmo nível de customização que uma agência de marketing ofereceria, porém em escala”, pontua o CEO.

Aliás, a menção às agências não é por acaso. Segundo o CEO, a DS tem ainda como seus principais concorrentes as pequenas agências regionais. “Esse é o primeiro nível de competição, formado por empresas que costumam ser mais lentas e que não conseguem atender o pequeno empreendedor com a agilidade que ele precisa”, diz, completando que soluções como o Canva vêm depois nessa competição.

Planos de expansão

Apesar de existir desde 2019, foi em 2021, quando pivotou e validou seu negócio para os pequenos varejistas, que a DS viu sua operação evoluir. No mesmo ano, ela levantou cerca de R$ 1 milhão em um crowdfunding via Captable. Em 2024, ela recebeu outro investimento-anjo, de R$ 1 milhão, da Silver Angels. Com a entrada do Criatec 4, a empresa vive um novo momento.

“Em 2021, a empresa ainda estava em um estágio bem inicial, early stage, definindo o produto. Já em 2024, estávamos seis vezes maiores do que naquele primeiro momento, e essa nova rodada nos ajudou a acelerar o crescimento, principalmente com o fortalecimento da máquina de vendas. Escolhemos a Triaxis e a Crescera porque, além do aporte, elas trazem um reforço em governança que será fundamental para sustentar nosso crescimento.”, destaca Luan.

No futuro, a empresa avalia expandir para outras categorias de serviços e alimentação, além de explorar modelos de parceria com pequenas agências de marketing e revendedores regionais, como lojas de informática. Há também perspectivas de expansão internacional, com foco inicial na América Latina, onde o perfil dos pequenos empreendedores apresenta semelhanças com o brasileiro.

Para Tito Ferraz, sócio da Triaxis Capital, a DS Marketing simplifica a digitalização do marketing para o pequeno varejo físico, oferecendo ferramentas automatizadas de criação, distribuição e inteligência artificial de forma simples e acessível.

“O negócio se encaixa plenamente em nossa tese ao unir inovação e tecnologia para atender um mercado pulverizado, mas de enorme potencial, que grandes players têm dificuldade de alcançar. Nosso investimento reforça a oportunidade de consolidar a DS como principal parceira digital de marketing do micro varejista físico no Brasil, e por meio dessa parceria buscamos consolidar sua presença nacional e seu valor para diferentes setores”, destaca o gestor, em comunicado.