A Monest, plataforma de recuperação de ativos que automatiza a gestão de cobranças por meio da tecnologia, recebeu um aporte de R$ 3,2 milhões. O investimento foi liderado pela Nestal LTD SA, empresa fundada por Paulo Avian e Alexandre Baldasseirine Neto, criadores da Easynvest, adquirida pelo Nubank em 2020.
O aporte chega após um ano de crescimento expressivo para a Monest. Entre janeiro e dezembro de 2024, o volume de mensagens trocadas via WhatsApp pela plataforma saltou de 200 mil para 5,5 milhões. No mesmo período, a agente virtual Mia realizou mais de 22 milhões de interações, e a empresa fechou mais de R$ 180 milhões em acordos. A companhia quadruplicou o faturamento em 2024 e já atende mais de 400 clientes.
“Quando a OpenAI lançou o GPT-4 em 2023, integramos rapidamente a tecnologia à nossa plataforma, tornando a Monest pioneira em ter um agente de IA negociando automaticamente no WhatsApp. Isso nos permitiu consolidar nossa posição como referência em tecnologia no mercado de cobranças e acelerar nosso crescimento ao longo do ano”, explica Thiago Oliveira, CEO e fundador da Monest.
Com o caixa reforçado, a startup busca se consolidar como a principal plataforma de gestão integral de cobranças no Brasil. O plano inclui a expansão da equipe, com foco na área de tecnologia, para acompanhar a crescente demanda e manter a qualidade dos processos.
Além disso, a Monest pretende investir no desenvolvimento de novos canais de comunicação para a agente virtual Mia. “Vamos iniciar testes internos para atendimento por voz. A ideia é levar a solução do WhatsApp para as ligações telefônicas, permitindo que a IA atue na voz com a mesma qualidade que já entregamos no WhatsApp”, afirma Thiago. O lançamento da nova funcionalidade está previsto para o primeiro trimestre de 2025.
Focada em alta performance e transparência, a Monest oferece um sistema digital e inteligente que testa, aprende, entende e aprimora as estratégias de abordagem aos devedores. Além disso, possibilita que as empresas acompanhem, em tempo real, o desempenho da recuperação das dívidas. Sua agente virtual, Mia, lançada em 2018, utiliza o WhatsApp para se comunicar de forma personalizada com cada devedor. Alimentada por inteligência artificial, a ferramenta ajusta a abordagem conforme as características do negócio, aumentando as chances de um devedor retornar como cliente.
Por trás do aporte
Para o CEO da Monest, o diferencial da plataforma está na união de duas áreas: cobrança e tecnologia. “Não somos uma empresa de cobrança, nem de tecnologia, mas a junção das duas. Queremos ser a solução que resolve tudo relacionado à cobrança em uma única plataforma. Ou seja, possibilitar que as empresas realizem todas as ações no âmbito da cobrança de forma automatizada e gerenciada estrategicamente”, pontua.
Segundo Paulo Avian, a Monest reúne as principais características buscadas pela Nestal. “É um negócio operando de forma saudável, com soluções validadas e oportunidades de crescimento, tanto no seu produto principal quanto em uma série de inovações que já estão sendo desenvolvidas para levar a empresa a novos patamares”, afirma.
Com três investidas em seu portfólio, a Nestal opera com capital próprio de seus fundadores, sem recorrer a dinheiro de terceiros. A empresa adota uma abordagem agnóstica em relação à indústria, focando em negócios bem posicionados em seus mercados, com equipes experientes e soluções validadas que possuem alto potencial de crescimento.