A Vegan Business anuncia mais uma startup em seu portfólio. A plataforma de equity crowdfunding abre, no fim do mês, rodada de captação para sua 9ª investida, a Tensei. A marca de congelados que luta contra o desperdício de alimentos espera captar R$ 1,2 milhão por 20% da empresa.
Fundada em 2017 pelo casal Thiago Diniz e Caroline Diniz, a Tensei é a única marca de alimentos com escala industrial sem traços dos 18 alergênicos listados pela Anvisa. Na verdade ambos assumiram uma empresa que já existia, mas que faturava apenas R$ 4 mil por mês. O casal então comprou a companhia por R$ 50 mil e estruturou um plano para crescer sem bater de frente com grandes marcas alimentícias.
“Apostamos na fabricação e venda de um produto orgânico, saudável e num preço competitivo, utilizando alimentos considerados fora do padrão”, afirma Thiago em conversa com o Startups. Ou seja, alimentos que, apesar de estarem adequados para o consumo, não atendem a determinadas exigências estéticas do varejo, para produzir seus produtos. E consequentemente, muitos destes alimentos seriam desperdiçados.
Inclusive o alarmante número de alimentos desperdiçados no país foi um dos motivadores para a criação da Tensei. Segundo a ONU, o Brasil desperdiça cerca de 27 milhões de toneladas de alimentos por ano, sendo que 80% desse desperdício acontece no manuseio, transporte e nas centrais de abastecimento.
Além de ajudar na redução do desperdício de alimentos, Thiago garante que a foodtech gera mais renda para os pequenos agricultores, menos impacto no meio ambiente e democratiza o acesso a alimentos orgânicos. Atualmente, a fábrica localizada em Farroupilha, no Rio Grande do Sul, já gera 60% da sua própria energia com energia solar.
Além disso, graças ao uso de vegetais “fora do padrão” consegue oferecer produtos orgânicos à base de vegetais econômicos, sendo vendidos por apenas R$ 2,50 na ponta do varejo. Atualmente, os congelados da Tensei são vendidos para o Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Bahia, Sergipe, Maranhão e Amazonas.
Hora de escalar
Com o valor a ser captado via Vegan Business, a startup que hoje produz 2 toneladas de alimentos mensalmente, quer chegar à capacidade máxima de sua fábrica, entre 12 a 15 toneladas por mês. “Vamos investir na construção da marca, em um marketing mais robusto e olhar para o controle de qualidade para certificar a empresa nos padrões internacionais”, comenta o fundador.
Para o fundador da plataforma, Crica Wolthers, a captação da Tensei tem uma importância especial: “Ter a oportunidade de ajudar um negócio com um propósito tão latente, que resolve tantos problemas de uma vez só, é realmente uma honra. A Tensei é uma empresa que, na minha visão, vai crescer expressivamente nos próximos anos”. Desde 2018, a Vegan Business captou mais de R$ 6,5 milhões para suas 8 investidas.
A rodada da Tensei será aberta pela Vegan Business no dia 28 de março. Para os interessados em participar do investimento, a inscrição pode ser feita aqui.