A Outsmart College é uma das primeiras – se não a primeira – empresas a integrar a máfia do Duolingo (termo que descreve ex-funcionários startups de alto crescimento que se unem para criar seus próprios negócios). Fundada por Gina Gotthilf (que também é cofounder da Latitud), Daniel Falabella e Jorge Mazal, a edtech tem como missão ampliar o acesso à educação universitária em todo o mundo. E acaba de dar um passo significativo para concretizar essa visão.
Nesta segunda-feira (18), a Outsmart College anunciou a captação de sua rodada seed, no valor de US$ 13 milhões. O aporte foi liderado pela Khosla Ventures, com participação de Karman Ventures, Latitud Ventures e Lightspeed Ventures, além de 20Growth e Lenny Ratchinsky, ex-product lead no Airbnb.
Os recursos da rodada serão utilizados para a contratação de talentos e desenvolvimento de produto. “Estamos à procura de engenheiros e designers talentosos para se juntar a nós nessa missão”, escreveu Gina no LinkedIn.
“A educação superior é um dos poucos setores que mudou muito pouco nas últimas décadas, enquanto os custos de mensalidades cresceram de forma astronômica (~160% em 25 anos, ajustado pela inflação), assim como a dívida estudantil pendente (US$ 1,7 trilhão). Ao mesmo tempo, a maioria das vagas de emprego nos EUA exige algum nível de educação universitária ou diploma (65%), e essa tendência só deve aumentar”, destacou Gina.
Segundo o TechCrunch, a empresa, provisoriamente chamada de Outsmart Education (o nome ainda não é definitivo), opera atualmente em modo stealth. Ou seja, sem compartilhar muitas informações sobre o negócio, evitando chamar a atenção do público e de seus concorrentes para focar no desenvolvimento, validação e planejamento.
Apesar da discrição, a participação de investidores de peso reflete expectativas promissoras. “A educação de nível universitário é um direito humano básico e universal. A educação transformou completamente minha vida e impactará minha família por gerações. Acho que o que [a Outsmart está] fazendo mudará o mundo”, disse Ethan Choi, sócio da Khosla Ventures, ao TechCrunch.
Nos últimos anos, diversas empresas têm surgido para ampliar o acesso à educação universitária, especialmente diante do aumento das mensalidades e da crescente crise da dívida estudantil. Entre elas, destaca-se a Tuition Tracker, que compara os custos de mensalidades das faculdades e plataformas de matchmaking como College Rover e College Simply, que ajudam os estudantes a escolher a instituição mais adequada para o seu perfil, além de empresas que oferecem alternativas de ensino online mais acessíveis.
Como a Outsmart tem mantido os detalhes de sua solução em segredo, ainda não está claro como a empresa pretende abordar a questão. Em entrevista ao TechCrunch, Jorge Mazal manteve o suspense, mas afirmou acreditar que o Outsmart será “melhor do que as opções de ensino superior disponíveis em praticamente todas as dimensões, como acesso, acessibilidade e personalização”.