Rodada de investimento

Headline "abre os trabalhos" em 2025 e investe R$ 15M na Cycles

Fundo de Romero Rodrigues investe em marca que quer se destacar de outras da suplementação "maromba", focando em bem-estar e longevidade

Produtos da Cycles Nutrition.
Produtos da Cycles Nutrition. | Divulgação

A Headline, de Romero Rodrigues, anunciou a sua primeira investida em 2025. Com um cheque de R$ 15 milhões, a gestora de VC ligada à XP liderou um aporte na Cycles Nutrition, marca que está agora entrando no mercado de suplementos nutricionais premium.

Com o investimento da Headline, a companhia anunciou a sua estreia no mercado brasileiro, já com um portfólio de 11 produtos – com opções como whey protein e creatina com o selo da marca alemã Creapure – todos eles com composições proprietárias e produzidos no Brasil.

Para dar peso à marca, a Cycles Nutrition também aposta no digital. A empresa tem como sócio e diretor científico o nutricionista e influencer Luciano Bruno, que possui mais de 1,5 milhão de seguidores no Instagram. Seu marido, Artur Bruno, também é um dos sócios e divide o cargo de CEO com a terceira sócia, a nutricionista Érica Zago.

“Nosso compromisso será entregar produtos que vão além da nutrição funcional. Queremos oferecer soluções reais baseadas em muita pesquisa científica para um público que valoriza saúde, qualidade e desempenho,” afirma o Dr. Luciano Bruno, em nota.

O foco da companhia será nas vendas diretas via e-commerce, mas ela não quer ficar só em vendas no site. Como diferencial, a empresa aposta em uma “pegada tech”, com um aplicativo próprio para ajudar nas dietas dos clientes, enviar lembretes para compra de reposições e fazer vendas in-app.

“Mais do que um portfólio com fórmulas eficazes e inovadoras, a Cycles Nutrition chega ao mercado para ressignificar o autocuidado. Procuramos oferecer soluções além portfólio para uma experiência realmente transformadora na rotina das pessoas. Através do Cycles App oferecemos ferramentas que sejam aliadas na construção de hábitos saudáveis do nosso cliente”, destaca Artur Bruno, sem divulgar metas de faturamento ou expectativa de vendas.

Segmento premium

Apesar do mercado brasileiro de suplementação esportiva ter seus nomes grandes, como a Growth (do grupo Memed) e Max Titanium, o foco da Cycles parece ser um pouco diferente, como produtos com um apelo mais premium (com ticket mais alto) e um foco maior no bem-estar do que em ganho muscular.

Mesmo assim, no portfólio da Cycles estão os produtos de sempre da maromba, mas com uma proposta de valor um tanto modificada. É uma ideia semelhante à marcas como a Essential Nutrition, Nuture, Sublyme e True Source aqui no Brasil.

Segundo Romero Rodrigues, sócio da Headline, o Cycles apela para um público mais abrangente – aqueles que se exercitam regularmente, mas buscam a suplementação fitness com outro foco.

“É um público que se preocupa com o bem-estar e longevidade, e compreende o valor destes produtos mais premium. São consumidores que antes iam em um nutricionista para montar uma dieta suplementar, mas agora podem fazer isso no app da Cycles“, explica o executivo da Headline, em conversa com o Startups.

“Sabemos que a nutrição é um dos aspectos para uma vida melhor, e queremos construir uma comunidade para que as pessoas se sintam motivadas a buscar esse estilo de vida. Consumir qualidade de vida desenvolvido por quem entende do assunto faz toda a diferença”, afirma Érica Zago.

Cada um com a sua estratégia, o potencial do mercado é grande. Segundo dados da Euromonitor International, o consumo de nutrição esportiva atingiu os R$ 4,4 bilhões no Brasil em 2023. Já os suplementos alimentares e vitaminas, como minerais, ômega 3, probióticos, entre outros, são um mercado ainda maior, de R$ 12,6 bilhões no Brasil em 2023, com chance de chegar a mais de R$ 20 bilhões até 2027.

Segundo Romero, o foco da Cycles é o de acompanhar seus clientes no longo prazo, com diferentes produtos para cada fase de vida e necessidade nutricional. “As pessoas envelhecem, mas elas envelhecem mal. É um mercado que a gente acha que é secular, literalmente, já que a expectativa de vida está indo para os 80 anos”, finaliza Romero.