A Indicium, startup de dados para empresas fundada em Santa Catarina, está abrindo um escritório em Nova York, nos Estados Unidos, após conseguir um aporte que pode chegar a US$ 40 milhões do fundo de venture capital norte-americano Columbia Capital. Entre os clientes da empresa estão corporações como Pepsico, Bayer, Burger King, Volvo, Stellar, Hyland e Reps & CO.
Em entrevista ao Startups, a co-fundadora Isabela Blasi conta que os recursos serão usados para expandir a operação nos EUA e consolidar a startup como principal empresa de Modern Data Stack na América Latina. O valor também será usado para o desenvolvimento de novas soluções e construção de um time local, liderado pelo novo Chief Revenue Officer (CRO), Chris Resch.
O investimento e a abertura do escritório no exterior vieram menos de dois meses após a startup anunciar a sua chegada à capital paulista, com a inauguração de um espaço na Faria Lima. A Indicium começou a operar com capital próprio em 2017, atingiu o breakeven depois do primeiro ano de operação, e vem alcançando uma média de crescimento de 100% a 150% por ano. A empresa tem como sócios, além de Isabela, o CEO Matheus Dellagnelo, Daniel Avancini (diretor de Dados), e Vitor Avancini (diretor de Tecnologia).
“Somos uma empresa que cresceu muito durante a pandemia, mas agora estamos percebendo a importância de estar presente em campo. Essa proximidade física tem se mostrado muito relevante, especialmente com o tipo de cliente que lidamos, que são grandes líderes de grandes enterprises. Ter um portfólio de grandes clientes foi, inclusive, o que chamou a atenção desse fundo que até então não tinha experiência com América Latina ou Brasil”, afirma Isabela, que conversou com a reportagem diretamente de Nova York.
Atuação em todas as frentes
Entre os diferenciais da Indicium, está a atuação em todas as etapas para integrar e analisar as bases de dados internas e externas das empresas para desenvolver soluções. Isso é feito desde a análise estratégica das necessidades dos clientes, estruturação e implementação de processos e metodologias próprias de dados, até a formação de profissionais para que o negócio seja continuamente orientado a dados. Desde a criação, a startup já realizou mais de 600 projetos, com média acima de 150% de ROI (retorno sobre o investimento) gerado.
“As empresas vêm se esforçando para entender cada vez mais o valor dos dados e como incorporá-los à inteligência artificial. Acreditamos na proposta da Indicium. A empresa tem o que é preciso para ter sucesso no mercado, cada vez mais competitivo. A companhia tem uma ótima equipe de liderança e cultura, experiência em tecnologia e visão de mercado. Estamos ansiosos para vê-la escalar rapidamente e empolgados em apoiá-la”, aponta Jason Booma, sócio da Columbia Capital.