A plataforma de IA conversacional Jota concluiu uma rodada Seed de US$ 8,9 milhões, liderada pela MAYA Capital. O aporte contou ainda com participação da HOF Capital, BigBets, Alter Global, Bogari Capital, Norte Ventures e investidores-anjo, como Bebeto Nogueira, fundador da Segura e Scout da a16z, Fersen e Mateus Lambranho, Mauro D’Ancona, fundador da 180 Seguros, Dennis Wang e Pedro Fiuza.
A startup opera como um assistente financeiro e conta digital dentro do WhatsApp, oferecendo serviços como Pix e pagamento de boletos para micro, pequenos e médios empresários. O serviço é grátis e permite que os usuários realizem pagamentos instantâneos por meio de áudio, imagens e mensagens de texto no aplicativo, para um ou vários contatos, além de gerar cobranças em QR Codes em segundos.
“Enxergamos uma oportunidade clara de criar uma plataforma que simplifica a gestão e as operações financeiras para empreendedores, sejam eles pessoa física ou jurídica, e estamos comprometidos em ajudá-los a economizar tempo e dinheiro, desenvolvendo soluções para as operações diárias, automação financeira e jornadas de pagamento aumentando a lucratividade”, afirma Davi Holanda, co-fundador e CEO do Jota.
O empreendedor também foi fundador e CEO da Bankly, startup de Banking as a Service (BaaS) que foi adquirida pelo Banco BV em 2023. E, antes disso, foi diretor no PagSeguro, onde liderou mais de 15 produtos e contribuiu para o IPO na NYSE.
Segundo Davi, o objetivo com a rodada é fortalecer as equipes de tecnologia, growth e marketing para aumentar o alcance da marca e expandir a base de clientes. “Além disso, vamos iniciar uma agenda essencial de recebíveis e pagamentos, atendendo a uma necessidade crítica dos empreendedores”, diz o CEO do Jota.
Para Monica Saggioro, co-fundadora da MAYA Capital, a plataforma Jota resolve um desafio crítico no mercado de PMEs: a má gestão financeira. “Isso representa uma oportunidade enorme, e a Jota está perfeitamente posicionada para aproveitá-la. O calibre, a experiência e a visão do time são simplesmente inspiradores e colocam a empresa em outro patamar. Nossa missão de apoiar os melhores talentos técnicos construindo startups em busca de um sucesso sem precedentes na América Latina não poderia ser melhor representada do que pela Jota“, acrescenta.