Rodada de investimento

Justo levanta mais US$ 70M - e tem planos para o Brasil

Supermercado online levantou R$ 50M em série C com a General Atlantic e captou mais US$ 20 M em dívida com o HSBC México

Justo encerra operações no Brasil. Foto: divulgação
Justo encerra operações no Brasil. Foto: divulgação

A Justo, startup mexicana de supermercado online levantou nas últimas semanas uma nova rodada para impulsionar seus planos de crescimento. A série C foi liderada pela General Atlantic, fundo que já tinha assinado a série B de US$ 152 milhões em 2022.

O novo cheque foi de US$ 50 milhões, enquanto os outros US$ 20 milhões vieram em uma captação por dívida com o HSBC México. Em nota, a empresa destacou que a captação servirá para financiar os planos de crescimento, com prioridade para o mercado mexicano, mas também com planos para o Brasil, onde a companhia chegou em 2021.

“Esta nova rodada de financiamento destaca a forte crença que nossos investidores têm na Justo, nossa equipe e a abordagem única que trazemos à mesa. Estamos animados para continuar a implantar nosso capital para redefinir a experiência de supermercado na América Latina por meio de tecnologia avançada e operações eficientes”, afirmou Ricardo Weder, Fundador e CEO da Justo.

Apesar da prioridade ser o mercado mexiano, onde a empresa quer fechar 2024 com crescimento de 100% em transações, o aporte também deve render resultados na operação brasileira, especialmente na ponta do desenvolvimento da plataforma, um dos focos sublinhados pelo CEO no comunicado da rodada.

“No Brasil, o foco do investimento será amplamente direcionado para o desenvolvimento tecnológico, priorizando a evolução contínua da experiência do usuário e a eficiência operacional. Nosso objetivo é alcançar uma hiper personalização, aprimorando a jornada de compra de cada cliente de forma única e relevante”, destaca João Carlessi, country manager que assumiu a operação brasileira da Justo na metade deste ano.

O Justo iniciou suas operações no México em 2019 e expandiu para o Brasil e o Peru em 2021. O supermercado digital oferece mais de 6 mil itens, incluindo frutas, legumes, verduras, carnes, peixes, bebidas, produtos de dispensa, higiene pessoal, beleza, casa e limpeza. A empresa utiliza inteligência de dados para otimizar a gestão de estoque e minimizar o tempo de armazenagem, especialmente para alimentos in natura.

Para a General Atlantic, a nova injeção de capital é uma nova aposta nas oportunidades de inovação no setor de supermercados, que está se tornando cada vez mais omnicanal.

Por outro lado, o investimento chega como uma injeção de ânimo em um mercado que não andava tão bem nos últimos anos, em uma seca de novas rodadas. Na América Latina, empresas como a colombiana Merqueo e a mexicana JOKR (dona da Daki) tiveram que fechar operações (parcialmente ou por completo), em razão da dificuldade em levantar novos investimentos.

Aliás, não foi só a Justo que fez uma boa captação no último mês. A Shopper fechou uma nova rodada de investimento e trouxe como investidor o iFood. O aporte contou ainda com a participação do GIC e da Minerva, que já eram investidores da companhia. O Startups apurou que o valor total do aporte foi de cerca de R$ 150 milhões, com o iFood colocando a maior parte dos recursos.

“Acreditamos que a abordagem da Justo, com foco no atendimento ao cliente habilitado por tecnologia, produtos de alta qualidade e um modelo verticalmente integrado, continuará a remodelar a experiência de supermercado para os consumidores. Estamos satisfeitos em aprofundar ainda mais nossa parceria com Ricardo e a equipe da Justo no próximo estágio de crescimento da empresa”, finaliza Zeev Thepris, vice-presidente da General Atlantic.