Quem lê o título desta matéria pode achar até que estamos de volta a 2021, quando o capital do venture capital parecia infinito. Mas não é o caso. O apetite dos fundos continua mais seletivo e realista, mas, para boas empresas, com potencial estratégico, há dinheiro na mesa. É o caso da Nekt, que acaba de captar R$ 1,3 milhões com a Norte Ventures, três meses depois de ter levantado sua primeira rodada, de R$ 5 milhões, liderada pela Alexia Ventures.
Fundada em 2024, a Nekt atua como uma espécie de Databricks, oferecendo uma plataforma de dados e IA que simplifica o acesso e uso dessas informações, mas voltada para pequenas e médias empresas. A startup já nasceu global, com os primeiros clientes nos Estados Unidos, Austrália e Brasil. Hoje, mais de 40 empresas usam o sistema – entre elas, a própria Norte Ventures.
“A gente não estava buscando fundraising, até porque desde a última rodada ainda estamos com um bom caixa. Mas a Norte é nosso cliente desde o início do ano e vem tendo uma boa experiência. Entendemos que poderíamos estreitar ainda mais a relação, e que eles poderiam nos ajudar a expandir dentro da comunidade, acelerando as validações do nosso produto e nos colocando em contato com outras startups”, explica Antonio Duarte, CEO e cofundador da Nekt.
Estruturação de dados
A Norte Ventures e outras empresas que são clientes da Nekt usam a solução para reunir dados que vêm de várias fontes em um só lugar, dentro de sua própria nuvem. A partir daí, conseguem organizar essas informações e transformá-las em análises completas – que vão desde relatórios consolidados até modelos avançados de inteligência artificial. Com IA integrada, a plataforma ajuda na análise e geração de insights, deixando os dados prontos para uso por times internos, sistemas de BI, assistentes e outras ferramentas.
“Experimentamos a solução da Nekt em primeira mão, além de já termos outras empresas do portfólio utilizando o produto. A robustez tecnológica, respaldada por um time sênior que já trabalha junto há anos (inclusive dentro de uma empresa do portfólio), somada ao impacto que gera nas estratégias de dados e IA, é extremamente relevante. Identificamos uma sinergia clara em apoiar a companhia na expansão da solução para nossa base de mais de 100 empresas de portfólio, bem como para os mais de 400 LPs e demais conexões, fortalecendo a Nekt em sua consolidação como plataforma de dados e IA no Brasil e pelo mundo”, comenta Pedro Teo, partner da Norte Ventures.
Segundo Antonio, a Norte é o primeiro cliente de venture capital da Nekt. O fundo co-investe em empresas de tecnologia em estágios iniciais. Entre os investidores estão os fundadores de algumas das maiores empresas de tecnologia da região, como Nubank, Brex, iFood, Mercado Livre, Vtex, Omie, Auth0, Creditas, entre outros.
“Nosso grande projeto com eles é criar uma base de dados dos founders e startups do portfólio deles, além de LPs, para permitir que eles criem uma inteligência artificial que ajude na própria inteligência do fundo e na conexão com empresas. A estruturação dos dados é o primeiro passo para que isso seja desenvolvido”, aponta.
Novos produtos em 2026
Com os novos recursos, a Nekt pretende acelerar o Product-Market Fit (PMF) e planeja até mesmo o lançamento de novos produtos em 2026. Atualmente, a empresa possui um time de 10 pessoas, a maioria concentrada em Florianópolis. O modelo de trabalho é 100% home office, com encontros periódicos na capital catarinense.
Parte do capital levantado com as duas rodadas foi utilizado para novas contratações. Segundo Antonio, a captação com a Norte Ventures ajudará a tracionar alguns projetos que estavam nos planos para o futuro da startup, antecipando algumas dessas iniciativas.
“A nova rodada nos deu uma empoderada para testarmos algumas coisas que não eram o foco do momento. Estamos indo mais para um viés de câmara de análise de dados, para ajudar os negócios a entenderem os próprios dados. Isso é algo que deve se refletir em lançamento de produtos no primeiro semestre do ano que vem”, aponta.