A plataforma de investimentos alternativos em blockchain Nexa Finance anunciou nesta quinta-feira (17) a conclusão de uma rodada seed de R$ 25 milhões, liderada pela MAYA Capital, com participação da Norte Ventures – investidora desde a rodada pré-seed – além de Newtopia, Clocktower Ventures, Kiara Capital e Citrino Ventures. A operação foi assessorada pelo BZCP.
Com a nova rodada, a Nexa planeja acelerar a consolidação de sua plataforma B2B, integrando family offices e consultorias ao centro de sua estratégia, mirando originação e distribuição de R$ 500 milhões em ativos ao longo de 2025.
Lucas Danicek, fundador e CEO da Nexa, afirma que o modelo tradicional de mercado de capitais força os investidores a escolherem entre produtos de prateleira, criados de forma padronizada para atender clientes em massa. Na Nexa, a ideia é que os produtos sejam criados sob medida, refletindo perfil de risco, fluxo de caixa, objetivos, temas de interesse e o momento de vida de cada investidor.
“É como dar a cada investidor o poder de estruturar seu próprio ETF – com a eficiência, liquidez e facilidade típicas de produtos tradicionais, mas com a personalização que antes só era acessível para um grupo restrito de investidores através dos fundos exclusivos”, aponta.
O modelo da Nexa tem sido possibilitado por avanços regulatórios no Brasil, com o Drex, o Open Finance e novas normas da CVM, destaca a empresa. Lara Lemann, sócia da MAYA Capital, ressalta que a startup está atacando um “mercado enorme”, que ainda é dominado por modelos pouco eficientes.
“Acreditamos que a combinação entre visão, tecnologia proprietária e a capacidade de execução do time posiciona a Nexa para liderar a próxima geração da indústria de investimentos”, diz.
Gustavo Ahrends, sócio da Norte Ventures, afirma que a tokenização de ativos é uma tendência global, impulsionada por players como a BlackRock e JP Morgan. “E a Nexa tem, disparado, o time mais preparado do Brasil para liderar essa transformação”, completa.