A Nutrium, startup portuguesa que oferece programas de nutrição para empresas, acaba de levantar 10 milhões de euros (cerca de R$ 62 milhões) em sua rodada série A. O aporte foi liderado pela Vesalius Biocapital, com participação dos atuais acionistas Indico Capital Partners, Lince Capital e Beta Capital.
Fundada em 2015, a Nutrium conecta nutricionistas e pacientes por meio de acompanhamento digital e suporte personalizado, além de programas corporativos voltados ao bem-estar. A solução Nutrium Care, lançada em 2022, já alcançou mais de 3 milhões de pessoas em 90 países, apoiada por 350 mil profissionais.
No último ano, a empresa registrou crescimento acima de 400% em receita anual recorrente (ARR). “Estamos em um momento positivo, no qual a empresa é lucrativa e cresce de forma significativa na Europa e no Brasil”, afirma André Santos, CEO e cofundador da Nutrium. O Brasil é hoje o principal mercado da startup, graças a uma rede de parceiros, entre eles o Wellhub (ex-Gympass), que leva os serviços da Nutrium a milhões de colaboradores que utilizam a plataforma.
Em paralelo ao crescimento no Brasil e na Europa, a startup mira a expansão para os Estados Unidos. “O mercado está aquecido com o uso de medicamentos à base de GLP-1 e o foco na perda de peso”, afirma André. “Esse cenário torna a nutrição um tema prioritário para os empregadores, que já estudam como incorporar a pauta em suas estratégias nos próximos meses.”
A rodada Série A tem como objetivo apoiar a expansão internacional da startup. “Queríamos levantar recursos para acelerar a entrada nos EUA”, diz André. A meta é reforçar a presença nos mercados atuais e aproveitar o contexto favorável para investir fortemente nos Estados Unidos.
A estratégia, segundo o CEO, é focar em multinacionais e grandes empresas com equipes globais. “Uma das vantagens da Nutrium é atender praticamente todo o mundo com nutricionistas locais. Acreditamos que nosso sweet spot são empresas globais que valorizam oferecer os mesmos benefícios a todos, independentemente da localização, e nós podemos ajudar nesse objetivo”, explica.
Assim como no Brasil, a startup já possui uma equipe local nos Estados Unidos, que será ampliada nos próximos meses para atender à crescente demanda.
Geração de valor
Para o CEO da Nutrium, um dos principais diferenciais da startup é a capacidade de atender diversas especialidades. Seja para perda de peso, melhora da performance esportiva ou acompanhamento de alguma patologia, a plataforma reúne profissionais capazes de apoiar qualquer fase da vida. “Acreditamos que a nutrição é para todos, não apenas para pessoas com excesso de peso”, afirma André.
Outro diferencial é o modelo outcome-based, no qual a Nutrium só cobra as empresas quando os colaboradores atingem seus objetivos. “Esse é um ponto-chave da nossa abordagem comercial e reforça nossa missão de realmente apoiar as pessoas em sua jornada e na melhoria de seus hábitos alimentares”, pontua. De acordo com André, mais de 50% dos colaboradores que começam a usar a plataforma continuam ativos após um ano.
Mesmo com planos ambiciosos para os próximos meses, a startup já projeta o médio e longo prazo. Entre o final de 2026 e o início de 2027, a expectativa é levantar uma rodada Série B, preferencialmente com um investidor norte-americano, para fortalecer a presença nos Estados Unidos.