
A Onfly, startup mineira especializada em gestão de viagens e despesas corporativas, anunciou um aporte de R$ 240 milhões em sua rodada série B. O investimento foi liderado pelo Tidemark, fundo de venture capital do Vale do Silício, que marca com esse movimento sua estreia na América Latina. A também contou com a participação da Endeavor Catalyst e com um follow-on da Left Lane Capital, de Nova York.
Segundo Marcelo Linhares, cofundador e CEO da Onfly, os recursos serão destinados ao investimento em tecnologia, com foco na evolução da plataforma e na aplicação de inteligência artificial para otimizar a rotina dos clientes. A travel tech também pretende ampliar os investimentos em marketing e vendas, além de consolidar sua presença no mercado latino-americano.
A Onfly deu início à sua expansão internacional há cerca de dois meses, com a abertura de um escritório no México. “Já fechamos alguns contratos e estamos buscando a integração com novas companhias aéreas”, afirma Marcelo Linhares. “A gente pensava que o Brasil era burocrático, mas ele parece um oásis comparado com o México. Recentemente, fomos assinar um contrato que só podia ser feito com caneta preta; a azul, supostamente, poderia facilitar fraudes. Lidar com toda essa burocracia é desafiador, mas estamos aprendendo no caminho”, relata Marcelo.
Para atender às especificidades do novo mercado, a startup está adaptando sua plataforma ao cenário local. “No Brasil, não há companhias low cost, mas no México, sim. Algumas delas só permitem embarque com mala de mão mediante pagamento adicional, e nossa plataforma ainda não está preparada para isso”, explica o CEO. Ele também destaca que, diferentemente do Brasil, algumas companhias mexicanas não oferecem o serviço de hold de tarifa, que permite segurar o valor da passagem por um tempo, sem cobrança imediata.
O plano da Onfly é consolidar sua presença no México ao longo de 2025 e, no ano seguinte, avançar com a expansão para outros países da região, como Colômbia, Chile e Argentina.
“Estamos abertos a possíveis M&As”, diz Marcelo. A Onfly chegou a avaliar algumas oportunidades no ano passado, mas ainda não concretizou nenhuma aquisição. “Talvez algo faça sentido fora do Brasil, com a compra de uma empresa local para facilitar nossa entrada em outro país e reduzir o go-to-market”, avalia.
Visão geral
De acordo com Marcelo, a projeção da Onfly é alcançar R$ 1,5 bilhão em Volume Bruto Transacionado (GMV) em 2025. Com seis anos de atuação, a startup já soma mais de 2 mil clientes, entre eles PicPay, Hotmart, Vivara e VTEX.
A plataforma possui um amplo inventário de hotéis, passagens aéreas, ônibus e aluguel de carros. A empresa também conta com integração à Charlie, especializada em moradia flexível, oferecendo opções de aluguel de curta temporada voltadas ao público corporativo. A expectativa é abrir mais 5 mil quartos nesse modelo em São Paulo até o fim do ano, proporcionando aos clientes uma economia de até 30% nas viagens a trabalho.
Na área de gestão de despesas, a Onfly está implementando inteligência artificial (IA) para automatizar todo o processo de digitalização e conciliação dos gastos para garantir mais segurança, transparência e controle para as organizações. Já para os colaboradores, a startup permite que a reserva de viagem e o relatório de despesas sejam realizados em apenas alguns minutos.
O aporte na Onfly marca o primeiro investimento da Tidemark em uma empresa do Brasil e da América Latina. “A Onfly está criando um ciclo virtuoso positivo na viagem corporativa: custos mais baixos para as empresas, experiência tranquila e personalizada para os viajantes e clientes valiosos para os fornecedores (companhias aéreas, hotéis, entre outros). Estamos empolgados por fazer parte da jornada para remodelar as viagens corporativas globalmente”, afirma Dave Yuan, fundador e sócio da Tidemark, em nota.
A decisão de investir na startup foi motivada, principalmente, pela crença da Tidemark de que o modelo de negócio da Onfly é uma referência global de SaaS-enabled marketplace. A travel tech conta com tecnologia própria, que oferece dados auditáveis em tempo real e integração direta com companhias aéreas, cadeias hoteleiras, locadoras de carros e empresas de ônibus. Além disso, a plataforma se integra com ERPs de mercado, com o objetivo de transformar o processo de gestão de despesas corporativas, historicamente manual e engessado, em uma experiência ágil e mais econômica.
O novo aporte marca a entrada de Drew Patterson, venture partner na Tidemark, no board da Onfly. O executivo, ex-VP de Marketing da Kayak e cofundador da Jetsetter (adquirida pela TripAdvisor), traz consigo uma vasta experiência no segmento de viagens.