A startup Sinatra, que desenvolveu um sistema copiloto de inteligência artificial (IA) para e-commerces e varejo omnichannel, acaba de levantar R$ 4 milhões em uma rodada pré-seed liderada pelo Grupo Quality Digital. A captação também contou com aportes do fundo a16z Scout e investidores-anjo como Mario Augusto Sá (NG.CASH), Cristiano Hypolito (Simpar) e Beatriz Padrão (Wellhub).
Fundada em 2023 por Rafael Guerra e Bruno Erthal, a Sinatra busca transformar o setor de e-commerce com tecnologia que automatiza e simplifica processos complexos, maximizando a rentabilidade e eficiência de médias e grandes empresas. Até o momento, a solução já processou mais de 10 milhões de pedidos em 2024, atendendo mais de 30 marcas nacionais e internacionais, e tem como meta atingir 15 milhões de pedidos até o fim do ano.
“Estamos criando uma deeptech para resolver o grande problema que todo o varejo enfrenta atualmente: a falta de rentabilidade”, afirma Rafael Guerra. Segundo o cofundador da Sinatra, os recursos da rodada serão destinados para pesquisa e desenvolvimento (P&D). “Vamos concentrar os nossos esforços em inovação, a partir da criação de tecnologias do zero e de algoritmos proprietários de IA e machine learning. Além disso, estamos investindo na equipe, com foco em pessoas super técnicas e qualificadas para desenvolver esse desafio”, pontua.
A Sinatra se posiciona como o primeiro AI Copilot para e-commerce do Brasil e LatAm. A tecnologia é capaz de identificar e analisar anomalias em tempo real e sugerir soluções para os problemas, facilitando a vida dos times de gestão e contribuindo para o aumento da rentabilidade e da redução dos custos operacionais. Além disso, o copiloto é capaz de auditar todo o pipeline de vendas online e omnichannel de forma independente para entregar maior lucratividade. A startup possui integração completa com plataformas de ecommerce, incluindo VTEX, Shopify, Oracle Commerce, Salesforce commerce cloud e Adobe Commerce/Magento.
Planos e expectativas
Com operação em oito países da América Latina e mirando expansão global, a Sinatra atende clientes como Electrolux, Fast Shop e Grupo Veste (Le Lis Blanc, Bobô, Dudalina), além de Lojas Torra, Botafogo Store, Duty Cosméticos, Coop Supermercados e Casa Freitas.
Segundo Rafael, a startup deve alcançar o breakeven no próximo ano e crescer 10 vezes em volume de pedidos processados. “Em 2025, esperamos ter mais de 200 clientes e processar mais de 100 milhões em pedidos no ano. O grande desafio é desenvolver uma tecnologia capaz de processar uma quantidade astronômica de dados e transformá-los em resoluções, insights e soluções simples para ajudar os varejistas”, explica.
Julio Britto Junior, CEO da Quality Digital, diz estar otimista com os próximos passos da Sinatra. “O perfil da Quality é de aquisição de grandes empresas do setor. Entretanto, vimos no Sinatra e nos fundadores uma oportunidade de investir em algo early stage que pode trazer uma rentabilidade imensamente maior, pois acreditamos muito no potencial da solução. Estamos muito otimistas com os próximos passos da companhia e a relevância de impacto no setor”, diz o executivo, em nota.