A startup portuguesa Sensei, de lojas autônomas, anunciou a captação de uma rodada Série A de € 15 milhões (cerca de R$ 91 milhões), para impulsionar a presença da marca na América Latina, em especial, no Brasil, além da Europa.
O aporte foi liderado pela firma de venture capital portuguesa BlueCrow Capital, com a participação da Kamay Ventures, além da Lince Capital, Explorer Investments, Metro AG e TechStars Ventures.
Fundada em 2017 por Vasco Portugal (CEO), Joana Rafael (COO), Nuno Moutinho (CTO) e Paulo Carreira (CSO), a Sensei tem hoje quatro escritórios e mais de 100 pontos de venda em cinco países.
As lojas da Sensei funcionam como um mini mercado ou cafeteria normais, mas o consumidor realiza o pagamento ao sair da loja, sem ter que enfrentar filas. O modelo é similar ao Just Walk Out, implementado pela Amazon em algumas das suas lojas Amazon Go e Amazon Fresh, nos Estados Unidos. A diferença é que o valor não é debitado da conta do cliente automaticamente.
No modelo português, o cliente entra no estabelecimento, realiza suas compras e, ao final, tem acesso à lista de compras na tela, dispensando o registro manual de cada item, mantendo as opções de pagamento via cartão, dinheiro ou aplicativo. Para isso, a Sensei usa tecnologias de visão computacional, sensores e algoritmos de inteligência artificial.
Com a rodada, a Sensei planeja aumentar sua equipe em 30% até o próximo semestre e criar de cerca de 1 mil novos pontos de venda até 2026, oferecendo sua tecnologia de varejo para diferentes indústrias, como escritórios, hospitais, instituições de ensino, estações de trem, entre outros.
No Brasil, a marca possui atualmente uma parceria com a rede Fast Gôndolas e Check-outs e, com a ajuda da Kamay Ventures, pretende expandir na região. Apesar de ser um fundo de VC argentino, a Kamay possui escritório no Cubo, em São Paulo, e é investido por grandes corporações do setor de bebidas e alimentos presentes na América Latina, como Coca-Cola, Grupo Arcor e a mexicana Bimbo.
“A participação da Kamay Ventures nesta rodada é muito importante para nós, não apenas por sua expertise no mercado latino-americano, onde estamos buscando expandir, mas também porque eles entendem as necessidades do segmento de FMCG (Bens de Consumo de Rápido Movimento), onde vemos grandes oportunidades de desenvolvimento”, destaca Vasco Portugal, CEO e cofundador da Sensei.
Gabriela Ruggeri, sócia gerente da Kamay Ventures, afirma que a tecnologia baseada em IA da Sensei não apenas melhora a experiência dos consumidores, mas também capacita os varejistas com dados valiosos e capacidades de automação.
“Esta parceria estratégica se alinha perfeitamente com nossa visão de fomentar a inovação e impulsionar o crescimento transformador no setor de varejo”, diz.