Em meio a enchentes, secas e queimadas, o produtor agrícola tem enfrentado cada vez mais dificuldades para proteger sua safra. Foi pensando nesses negócios que o corretor de apólices agrícolas, Leonardo Maia, decidiu fundar a TRAG, uma empresa de seguros climáticos para o agronegócio. A insurtech acaba de captar sua primeira rodada, no valor de R$ 2 milhões, liderada pela DOMO.VC, com a participação de investidores anjo.
A startup foi fundada por Leonardo com seu primo Luis Ricci Maia (ex-atleta profissional com expertise em produtos digitais financeiros), Rodrigo Gandra (engenheiro agrônomo especialista em solos) e Adriano Bacha (ex-engineering manager do Nubank).
O diferencial da insurtech está na oferta de um seguro chamado de paramétrico, que oferece proteção contra eventos climáticos específicos, como chuvas excessivas, secas ou temperaturas extremas, e as indenizações são acionadas automaticamente quando os parâmetros predefinidos são atingidos. Ou seja, não há uma avaliação in loco para verificar se houve perdas para o negócio.
É o contrário de um seguro rural tradicional, em que o pagamento é baseado em perdas reais, determinado pela avaliação in loco dos danos sofridos.
Além disso, o seguro oferecido pela TRAG é elaborado de acordo com as características operacionais de cada cliente, oferecendo proteção contra a imprevisibilidade de eventos climáticos em determinadas regiões de forma customizada.
Segundo a TRAG, o mercado de seguro paramétrico agrícola no Brasil tem potencial de gerar prêmios anuais na casa de US$ 28 bilhões, se considerarmos os mais de 115 milhões de hectares brasileiros de lavouras, florestas e pastagens que poderiam contratar a solução.
“Esta rodada é o combustível inicial que impulsionará o crescimento da TRAG, permitindo-nos acelerar o desenvolvimento da plataforma, contratar talentos essenciais e focar na aquisição de novos clientes”, destaca Luis Ricci Maia, CPO da empresa.
Segundo o empreendedor, a escolha da DOMO.VC como investidora e parceira se deu pelo alinhamento de valores, rede de parceiros e time de sócios.
“Teremos um avanço significativo na execução do nosso plano de negócio. Além de toda a mentoria que receberemos, o acesso à comunidade da DOMO.VC, de fato, nos dará o impulso necessário para aumentar a resiliência do agronegócio brasileiro frente às mudanças climáticas’’, afirma.
Franco Pontillo, sócio e general partner da DOMO.VC, acrescenta que o agronegócio é um dos pilares centrais da economia brasileira, mas enfrenta sérios desafios devido às mudanças climáticas, afetando toda a cadeia produtiva.
“A TRAG oferece uma solução inovadora e sustentável para essa dor importante do setor. Na DOMO.VC, valorizamos essa visão de futuro, que alinha inovação com impacto real no ecossistema agrícola”, diz.