A UpMat Educacional, edtech que promove competições acadêmicas saudáveis, recebeu R$ 1,5 milhão em sua rodada seed. O investimento foi feito pela Potencia Ventures, grupo de investimento focado em negócios de impacto social.
Segundo Cristina Diaz, fundadora e CEO da UpMat Educational, a startup vai utilizar o aporte para aperfeiçoar a plataforma, além de expandir o time e ampliar a visibilidade de iniciativas que despertem o interesse pelo aprendizado no Brasil. “Vamos continuar entregando produtos inovadores e de alta qualidade com a meta de impactar o maior número possível de estudantes brasileiros em todas as regiões do país”, afirma, em nota.
Fundada em 2018, a UpMat combina produtos próprios e o modelo “Olimpíadas as a Service” para criar jornadas de aprendizagem para estudantes, com formação continuada para professores e relatórios de desempenho voltados a gestores escolares. A edtech impactou mais de 2 milhões de alunos em 2024 e registrou um crescimento de 189% no faturamento anual. O avanço foi impulsionado por parcerias estratégicas e pelo lançamento das plataformas Canguru e Bebras Experience.
A edtech projeta crescer 89% em 2025, alcançando cerca de 3,5 milhões de alunos de escolas públicas e privadas em todo o Brasil, comprometida em fortalecer a qualidade da educação por meio do engajamento em competições e olimpíadas acadêmicas. A startup terá o auxílio da Potencia Ventures para melhorar seus processos de governança, desenvolvimento da estratégia, mensuração do impacto e aproveitamento do capital recebido.
A relação entre o fundo e a UpMat e começou pelo Fellowship Potencia Up, programa afirmativo para empreendedores diversos, como mulheres, pessoas negras, da comunidade LGBTQIA+, pessoas com deficiência, periféricas ou 60%. “A UpMat está no centro da nossa tese”, destaca Itali Collini, Diretora da Potencia Ventures no Brasil, em comunicado. “A startup foca em problemas fundamentais da educação brasileira: a falta de proficiência em matemática e a dificuldade de capacitação contínua dos professores para engajar os alunos no tema”, completa.
O Fellowship Potencia UP é um programa voltado para startups de impacto que já tenham, no mínimo, um MVP (produto mínimo viável). Ao longo de um ano, os negócios selecionados recebem mentorias individuais e em grupo, aulas de inglês, conexões com investidores e suporte na estruturação da rodada de captação, contribuindo para o desenvolvimento de capital financeiro, intelectual e educacional.