Negócios

SaaS vai dobrar de tamanho até 2027 na América Latina, diz EBANX

Brasil é o principal motor desse avanço, especialmente pelo Pix, que já representa 61% da receita das empresas de SaaS que operam com o EBANX

Leitura: 3 Minutos
SaaS tem espaço para crescer na América Latina | Foto: Canva
SaaS tem espaço para crescer na América Latina | Foto: Canva

Impulsionado pelo Pix e pela rápida digitalização da região, o mercado de Software-as-a-Service (SaaS) na América Latina vai dobrar de tamanho até 2027, saltando de US$ 22 bilhões em 2023 para US$ 46 milhões em dois anos. Os dados são do instituto de pesquisa Payments and Commerce Market Intelligence, analisados pela fintech de pagamentos EBANX. O ritmo acelerado coloca a região como a de maior expansão do mundo, à frente de Ásia, Europa e América do Norte.

Segundo Marie-Elise Droga, CRO do EBANX, a ascensão do SaaS reflete mudanças na forma como os latino-americanos têm vivido, recorrendo cada vez mais a serviços digitais para produtividade, educação, entretenimento e finanças. “Empresas de todos os tamanhos estão adotando SaaS para aumentarem sua competitividade e crescerem com eficiência”, afirma a executiva. Em 2024, a América Latina registrou taxa de crescimento de quase 23%, superando a média global de 17%.

O sucesso das plataformas de SaaS na região está diretamente ligado à oferta de opções de pagamento locais, que combinam cartões de crédito e débito com soluções alternativas, como carteiras digitais e sistemas instantâneos, caso do Pix.

“As empresas que entendem quais são as preferências locais e oferecem uma diversidade de métodos de pagamento a seus clientes são as que estão conseguindo capturar melhor todo o potencial deste mercado em expansão”, destaca Marie-Elise.

O EBANX aponta, por exemplo, que no Brasil, México, Colômbia e Peru, cartões de crédito geram a maior frequência de pagamento entre as empresas de SaaS parceiras. Nestes países, os usuários realizam cerca de quatro compras por ano usando esse método. Já o boleto bancário concentra os maiores valores médios de pedido no Brasil e Chile. Outros meios de pagamento alternativos como Pix, no Brasil, e Nequi, na Colômbia, possuem uma maior fidelidade do cliente, com 95% dos usuários desses sistemas utilizando exclusivamente esses meios para compras de SaaS.

Empresas globais têm apostado nessa diversidade para ampliar sua presença na América Latina. A Canva, por exemplo, utiliza soluções de pagamento do EBANX em 11 países da região, entre eles Brasil, México e Chile, oferecendo desde parcelamento em cartões locais até pagamentos instantâneos. Já a monday.com conseguiu aumentar seu ticket médio no Brasil para acima de US$ 9 mil ao adotar parcelamento no cartão e boleto bancário, registrando crescimento médio anual de 41% no volume de pagamentos processados pelo EBANX nos últimos três anos.

O Brasil é o principal motor desse avanço do SaaS na América Latina, especialmente pela massiva adoção do Pix, utilizado por 93% da população adulta. O meio de pagamento já representa 61% da receita das empresas de SaaS que operam com o EBANX no país. Lançada em junho, a funcionalidade de Pix Automático promete impulsionar ainda mais o setor, ao permitir pagamentos recorrentes – modelo essencial para assinaturas de softwares. Com esse cenário, o mercado brasileiro também deve dobrar de tamanho até 2027, alcançando sozinho US$ 22 bilhões.