Para a NetSuite, estar sob o guarda-chuva da Oracle é um tremendo de um ponto positivo neste momento. Com a empresa de Larry Ellison se tornando uma das protagonistas do mercado de IA nos últimos tempos, a desenvolvedora de ERPs para pequenas e médias empresas está aproveitando isso ao máximo para se destacar frente à concorrrência.
No keynote de abertura do SuiteWorld 2025, evento que a marca realiza anualmente em Las Vegas, o fundador e VP executivo Evan Goldberg não escondeu a empolgação ao anunciar a nova iteração do NetSuite, o Next. Baseado na Oracle Cloud Infrastructure (OCI) e integrado com o assistente Ask Oracle, o Next foi apresentado como o futuro da solução, ou “o avanço mais significativo da empresa” desde a sua fundação, segundo comentaram alguns executivos durante o evento.
“Não é um copiloto — é o motor a jato. Não há NetSuite Next sem o Ask Oracle. Ele não voaria sem ele”, disparou Evan, comentando que o Next chega como uma solução com IA integrada de dentro para fora, e não uma solução com recursos de IA “plugados de fora”.
É um anúncio consideravelmente diferente do que a NetSuite fez nos últimos anos. Em 2023, a empresa divulgou seus primeiros recursos de IA para a plataforma, e no ano passado expandiu o esforço com novas funcionalidades.
Aliás, para os usuários do NetSuite tradicional, essa evolução continua, abrindo a plataforma para a integração com modelos externos, como o Claude, da Anthropic, por meio do padrão Model Context Protocol (MCP). Originalmente, os modelos de IA dentro do NetSuite eram da canadense Cohere, mas estão abrindo espaço para o GPT – da OpenAI, nova “super amiga” da Oracle.
No caso do Next, Evan destacou que a IA funcionará como o cérebro operacional das organizações, e sistemas como o Ask Oracle serão o “portal de conversa” com esse cérebro, criando fluxos e até mesmo agentes a partir de prompts simplificados. “A NetSuite Next marca a nossa transição de um ERP para um sistema de decisão e ação autônoma”, destaca.
Apesar do grande anúncio, o NetSuite Next terá um lançamento limitado – em seu primeiro ano, ele estará disponível no mercado ianque e alguns mercados selecionados – incluindo o Brasil e América Latina.
Bem posicionada
Para o mercado brasileiro, Evan Goldberg teve um anúncio importante em seu painel. A NetSuite terá sua solução sediada em dois data centers no Brasil, aproveitando a infraestrutura da Oracle em Vinhedo e São Paulo e se tornando uma opção mais atrativa para empresas que lidam com questões regulatórias – ou que apenas querem ter seus dados em uma nuvem sediada localmente.
No mercado brasileiro, a NetSuite tem como perfil de cliente startups e empresas de médio porte, se posicionando uma camada acima de soluções de entrada como Omie e Conta Simples, e abaixo de plataformas enterprise como o S/4 da SAP e o Fusion, da própria Oracle. “Competimos principalmente com soluções como TOTVS, SAP Business One e, em alguns casos, Sankhya“, destacou Gustavo Moussalli, VP da NetSuite para a América Latina.
A NetSuite não divulga um número exato de clientes no Brasil, mas Gustavo Moussalli destacou que a empresa conta com mais de 2 milhões de usuários ativos no mundo, incluindo a América Latina como um mercado estratégico – um argumento que foi reforçado pelos anúncios de Evan Goldberg na abertura do SuiteWorld.
Como cases na América Latina, a NetSuite tem empresas como Kavak, Kovi, Loft, Intelipost, Gerando Falcões, Pipefy, Sensedia e Gympass.
*O jornalista viajou para Las Vegas a convite da Oracle