
A Salvy, operadora de telefonia móvel para empresas, reformulou sua estratégia de lançamento de produtos e adotou um modelo inspirado em empresas do Vale do Silício, como Notion, Brex e Airbnb. Em vez de anunciar cada novidade isoladamente, a startup passou a agrupar múltiplos lançamentos em ciclos sazonais de inovação. A iniciativa busca fortalecer a comunicação externa, trazer mais previsibilidade aos lançamentos, melhorar o alinhamento interno e impulsionar a cultura da empresa.
“A decisão de adotar esse novo modelo envolve questões internas e externas”, afirma Artur Negrão, cofundador e CEO da Salvy, em conversa com o Startups. “Já tínhamos como referência algumas empresas gringas que empacotam os lançamentos, algo comum no Vale do Silício. Começamos de forma despretensiosa e, no processo, identificamos vários benefícios.”
O primeiro ciclo, o Salvy Summer Release 2025, reuniu quatro novas soluções em um único pacote: Multi Rede, eSIM, Salvy Link e WhatsApp Virtual. A iniciativa continuará no meio do ano com o Winter Release 2025, consolidando a nova abordagem da empresa para apresentar suas inovações ao mercado e reforçando sua robustez tecnológica em software e TI no setor de telecom.
Ele explica a estratégia com uma analogia: uma fileira de tijolos dispostos lado a lado no chão passa despercebida, enquanto uma pilha de tijolos um em cima do outro chama muito mais atenção. “A Salvy já vinha fazendo vários lançamentos, mas tinha cliente que não ficava sabendo. Era como se os tijolos estivessem espalhados no chão. Ao empilharmos esses lançamentos, conseguimos gerar buzz e visibilidade, com toda a comunicação sendo feita no mesmo dia. Isso fortalece o go-to-market e garante que todos os clientes fiquem sabendo das novidades, gerando mais leads”, explica Artur.
O executivo acrescenta que, com um branding mais visível e consolidado, surgem novas oportunidades de venda e expansão. “O mercado passa a compreender melhor o que a Salvy está fazendo e qual é a nossa visão. Com o tempo, isso se alinha mais naturalmente à nossa estratégia de longo prazo”, destaca.
Eficiência e alinhamento
Artur observa que o “batch” de lançamentos cria um senso de unidade entre as equipes, que trabalham com um objetivo comum nos meses que antecedem o evento. “Todas as áreas se alinham em torno da data do Release, que se torna um grande marco para a companhia. Todos têm um interesse claro em garantir que tudo saia conforme o planejado”, afirma. Esse alinhamento fortalece a cultura organizacional e aprimora a colaboração entre áreas como vendas, marketing e customer success.
Lucas Rosa, cofundador da Salvy, também observa benefícios em termos de eficiência no desenvolvimento de produtos. “Com a expansão da base de clientes, a estratégia de lançar novas funcionalidades individualmente se tornou menos eficaz. Eram lançamentos constantes ao longo do ano, e os clientes não conseguiam acompanhar todos. Agora, com as novidades organizadas em duas datas específicas no ano, garantimos que as inovações tenham o impacto desejado, ao mesmo tempo que organizamos o cronograma do time de engenharia”, pontua.
Os sócios destacam que concentrar os lançamentos também contribui para a construção da narrativa da empresa. “Hoje, a Salvy oferece soluções tanto de telecom quanto de TI. O Summer/Winter Release nos permite explicar melhor a evolução dos produtos e a conexão entre as diferentes áreas de atuação. Isso facilita o entendimento do mercado sobre a visão da empresa e sua proposta de valor”, afirma Artur.
Por fim, Artur destaca a previsibilidade de lançamentos, já que a definição de dois grandes releases anuais traz mais clareza sobre os momentos estratégicos da empresa. Isso permite períodos dedicados a ajustes e melhorias internas sem interferências, garantindo mais ritmo e equilíbrio no planejamento ao longo do ano.
“Sabemos exatamente quando vamos anunciar as novidades e quando teremos momentos de pausa, que ocorrem entre os lançamentos. Nesse período, nos dedicamos a ‘arrumar a casa’, ou seja, focamos em melhorias de produto e na contratação de pessoas. Ter a visão do calendário é algo muito positivo para a empresa, pois facilita o entendimento dos momentos certos e ajuda a dar mais ritmo ao longo do ano”, explica.
Próximos passos
A Salvy anunciou o Summer Release 2025 no fim de fevereiro e já começa a colher os resultados. “Tivemos um ótimo mês de lançamento. A abordagem trouxe novos leads e abriu várias avenidas de expansão, com resultados claros de crescimento”, afirma Artur, sem revelar números específicos. Ele também destaca um impacto positivo no branding, com mais pessoas conhecendo e falando sobre a Salvy.
O CEO diz já estar planejando o Winter Release 2025, que deve acontecer no terceiro trimestre do ano. “Queremos envolver os clientes na tomada de decisões, algo que ainda não fizemos. Vamos começar a incluir os clientes no processo de definição do roadmap de produto, e isso é uma ação que vamos implementar ainda este ano”, afirma Artur.
Ele vê diversas possibilidades para o futuro. “O produto de gestão de ativos tem muitos avanços que certamente continuaremos a explorar. Também podemos aprimorar integrações com a Microsoft e expandir novas funcionalidades no Linux. Além disso, no setor de telecom, existem várias direções a seguir”, pontua.
A Salvy triplicou seu tamanho desde a captação de R$ 10 milhões, anunciada em maio de 2024, e agora projeta triplicar seu faturamento até o fim de 2025. Embora ainda não tenha alcançado o break even, Artur vê o momento como confortável. “A empresa está saudável e conta com um time enxuto. O break even vai acontecer não como uma necessidade, mas como uma consequência natural do trabalho que estamos realizando. É possível enxergar isso nas projeções, e acredito que acontecerá de forma relativamente rápida”, avalia.
Outra expectativa da Salvy é expandir sua atuação entre empresas de tecnologia. “Queremos terminar 2025 com um market share relevante no setor tech, especialmente com médias e grandes empresas”, comenta Artur. Com mais de mil clientes em sua carteira, a startup já acumula cases de sucesso com startups como Alice, Asaas e Beep Saúde. Entre seus investidores estão a Y Combinator, SaaSholic, o fundo norte-americano Pioneer e investidores-anjo.