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Seedtag levanta US$ 40 mi em série B e desembarca nos EUA

Seedtag levanta US$ 40 mi em série B e desembarca nos EUA

A Seedtag, adtech espanhola de publicidade contextual, fechou uma captação de US$ 40 milhões em rodada série B liderada pela Oakley Capital e com participação da Adara Ventures e da All Iron Ventures. Anteriormente, a startup havia captado US$ 6,1 milhões divididos em: uma rodada seed de US$ 472 mil em 2014, seu ano de fundação; e uma série A feita em duas partes. Em 2016, foram US$ 3,3 milhões e, 1 ano depois, US$ 2,3 milhões. Ambas rodadas lideradas pela Adara Ventures.

Na foto: Albert Nieto (à esq) e Jorge Poyatos, co-fundadores e presidentes da Seedtag

O principal destino do novo aporte será para alçar novos voos. A empresa, que atua na Europa e América Latina (incluindo o Brasil), vai ingressar no mercado norte-americano, além de aumentar sua equipe de tecnologia e aperfeiçoar sua inteligência artificial contextual.

Segundo Daniel Freixo, vice-presidente da Seedtag para a América Latina, a adtech estabelecerá a nova sede em Nova York e abrirá escritórios em Chicago e na Califórnia. “O mercado americano de publicidade contextual movimenta US$ 4 bilhões, é quase 30% maior que a soma dos 9 mercados no quais atuamos hoje. É uma oportunidade enorme para a empresa”, diz Daniel.

Publicidade contextual entende-se por apresentar um anúncio publicitário no momento exato em que o consumidor manifesta interesse em comprar certo produto ou serviço. Aquela tentação básica que surge na tela do nosso celular ou computador.

E é no atual cenário de adaptação de anunciantes para um “mundo sem cookies”, respeitando a privacidade e segurança dos dados dos usuários, que o crescimento da Seedtag é impulsionado. Por não utilizar cookies para segmentar as campanhas de seus clientes, a empresa foca em entender os interesses dos consumidores para daí construir uma estratégia contextual com base em dados. Assim, reúne diversos insights que ajudam as marcas a melhorar seus resultados.

Brasil e mundo afora

A América Latina representa hoje quase 25% do negócio da Seedtag e compreende negócios no Brasil, México e Colômbia. O Brasil é, desde o ano passado, o principal mercado da região, desbancando o México, líder até então. Apesar do cenário de incertezas em virtude da pandemia, a operação brasileira aumentou o faturamento em 80% em 2020, e o número de clientes cresceu 30% (são 100 agências e 180 clientes no país). Até o fim de 2021, a expectativa é de crescer 100%, na mesma comparação.

Globalmente, a adtech teve um crescimento orgânico de 25% com receita de US$ 50 milhões em 2020. A previsão para 2021 é um aumento de 60%, o mesmo que US$ 80 milhões. As soluções de publicidade contextual da Seedtag alcançam um público de mais de 500 milhões de usuários únicos. Em 7 anos de atuação, a empresa entregou mais de 20 mil campanhas de mais de 3 mil publishers e 2 mil anunciantes.

No fim do mês, a Seedtag vai lançar um novo software que promete colocar à disposição das agências e anunciantes toda a inteligência por trás da sua tecnologia contextual. A ideia é ajudar as marcas a desenvolverem uma estratégia contextual baseada em dados, provendo uma série de insights para otimização de suas campanhas e estratégias em outras propriedades.