Negócios

Shein escolhe Bling como 1ª parceiro de ERP no Brasil

Plano da Bling é não apenas engajar sellers que já vendem na plataforma, mas trazer novos clientes para o ERP

Shein
Shein. Crédito: divulgação

A Shein, em um esforço para se aproximar dos vendedores brasileiros, acabou de anunciar uma parceria com a Bling, da Locaweb, para integrar o ERP à sua plataforma de vendas online. Esta é a primeira parceria que a companhia, sediada em Singapura, faz com um player de ERP brasileiro.

Segundo destacou o Bling em nota, a integração tem como única condição que o usuário tenha uma conta de vendedor na plataforma Shein para, desta forma, conectá-la ao ERP. De acordo com o diretor Marcelo Navarini, a novidade na integração traz mais praticidade aos sellers.

A integração está disponível para clientes Bling com assinatura a partir do plano Cobalto que, entre outros serviços, disponibiliza também emissão de nota fiscal eletrônica (NF-e) e de serviço (NFS-e); integrações com diversos e-commerces e marketplaces; impressão de etiqueta; integração logística e campos customizados.

Navarini explica que antes, sem o novo recurso, era possível realizar vendas no marketplace, no entanto, era preciso fazer uma solicitação diretamente à Shein. “Agora a vantagem está em o seller fazer a gestão das suas vendas de forma centralizada no Bling”, aponta em comunicado.

Para o diretor, por ser o primeiro ERP integrado ao popular marketplace, o Bling não apenas irá engajar clientes que já estão conectados à plataforma, como também atrair novos usuários, visto que o processo para vender no e-commerce da varejista global será otimizado.

Em linha com a avaliação de Navarini, os números da Shein mostram um grande mercado endereçável. Segundo dados divulgados pela multinacional, a companhia cresceu 300% no Brasil, chegando a um faturamento local de R$ 8 bilhões.

Outro detalhe importante: a parceria com o Bling vem apenas três semanas depois da Shein anunciar que vai investir “inicialmente” R$ 750 milhões para fornecer tecnologia e treinamento a fabricantes brasileiros. Além disso, ela abriu seu marketplace para vendedores locais. Ou seja: em vez de comprar produtos diretamente da China, os consumidores poderão comprar produtos vendidos por outros brasileiros.

Provavelmente não deve ser uma resposta direta, mas o anúncio do Bling vem apenas um dia depois da Locaweb levar uma cutucada em sua frente de e-commerce. A RD Station anunciou uma parceria com a Shopify, um dos principais players de plataforma de gestão de lojas online, pisando no campinho ocupado pela VTEX e Tray (da Locaweb).