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Sinqia entra em pagamentos e revela armas para enfrentar a concorrência

Empresa lança vertical com intuito de democratizar e possibilitar a qualquer empresa oferecer pagamentos aos seus clientes

Foto: Canva
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A Sinqia, empresa provedora de tecnologia para o mercado financeiro, anuncia seu primeiro movimento estratégico (em relação a portfólio), depois de ser adquirida pela Evertec em julho/23. A companhia entra no mercado de pagamentos com uma nova unidade dedicada ao segmento, capitaneada por Daniel Oliveira, vice-presidente de pagamentos da Evertec Brasil.

A ideia é aproveitar a expertise e tecnologias de ambas as empresas para fornecer soluções mais robustas e abrangentes aos clientes brasileiros – que somam mais de mil, juntando ambas as operações. Na prática, a Sinqia quer democratizar e possibilitar que qualquer empresa possa oferecer pagamentos para seus clientes.

Com a nova vertical de pagamentos – que se junta às de bancos, previdência, consórcios e fundo – a Sinqia passa a concorrer com empresas como Zoop e QI Tech. Concorrência essa que não é uma preocupação para a companhia. Segundo Daniel, diretor da nova unidade, a empresa aposta em dois diferenciais para enfrentar rivais: sua tecnologia e o bom atendimento.

“Criamos uma plataforma customizável na nuvem voltada a fazer processamentos de forma simples e rápida, com base em APIs. Temos clientes que entraram no ar em menos de 30 dias. Em relação ao atendimento, sabemos que historicamente as processadoras não têm um bom histórico, então criamos uma plataforma do zero para atender muito bem”, garante o executivo em conversa com o Startups.

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Daniel Oliveira, vice-presidente de pagamentos da Evertec Brasil e diretor da nova unidade de pagamentos (Foto: Divulgação)
Daniel Oliveira, vice-presidente de pagamentos da Evertec Brasil e diretor da nova unidade de pagamentos (Foto: Divulgação)

Serviços ofertados

A nova unidade de pagamentos oferecerá uma ampla gama de serviços, incluindo processamento emissor e adquirente, soluções antifraude, emissão de cartões físicos e digitais no modelo BIN Sponsor, conta de pagamentos e serviços de Banking as a Service (BaaS), incluindo Pix. 

Os produtos são destinados a proporcionar simplicidade e agilidade para empresas que desejam estabelecer operações de pagamentos. Um exemplo é a solução de BIN Sponsor, que permite que qualquer empresa – e não apenas instituições reguladas – possam emitir cartões de forma simples, rápida e segura. Já o BaaS, que oferece serviços contábeis, financeiros e relacionamento com os reguladores, trará uma estrutura completa para empresas interessadas em oferecer serviços bancários.

“Estamos combinando expertises e várias plataformas para entregar um portfólio completo para nossos clientes. Acreditamos que as coisas precisam ser mais simples e queremos apoiar empresas de diversos segmentos”, acrescenta Daniel.

De olho nas tendências do mercado financeiro, Sinqia e Evertec seguem com foco em aprimorar suas ofertas. Para 2024, destacam-se serviços como a ampliação dos pagamentos por aproximação, o crescimento da adoção dos pagamentos com QR Code e a ascensão da inteligência artificial. Além disso, a Evertec reconhece a importância de outras inovações, como o Pix Automático e o Drex, e está atenta às novidades do mercado, identificando oportunidades para novos negócios. 

Mudanças na liderança

As novidades na operação da Sinqia também incluem mudanças na liderança da empresa. No mês passado, a companhia anunciou que Bernardo Gomes, um dos fundadores e CEO, deixará o posto agora em abril, após 27 anos no comando da companhia de software.

Claudio Prado, atual vice-presidente de negócios e operações, assume como o responsável pelas operações no Brasil, respondendo diretamente a Mac Schuessler, CEO da Evertec. De acordo com a empresa, Bernardo continuará colaborando com as equipes da Sinqia e Evertec como consultor estratégico, apoiando a expansão dos negócios no Brasil e em toda a América Latina.