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SMU espera captar R$ 7 mi com “mini IPO” tokenizado

Plataforma lança seu projeto do Mercado Secundário de Startups aprovado no sandbox da CVM no início do ano

Foto: Canva
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A SMU Investimentos, plataforma de crowdfunding, inicia nesta quinta (15) uma oferta de contratos de investimento tokenizados, como parte de seu projeto do Mercado Secundário de Startups aprovado pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM), no sandbox regulatório no início do ano. A expectativa da companhia é de captar R$ 7 milhões com a oferta.

Na prática, a SMU vai ser o seu próprio caso de uso do projeto na CVM. A ideia é implantar uma dinâmica de mini IPO tokenizado para startups. Os contratos de investimentos emitidos na oferta inicial passam a estar disponíveis para negociação em outubro. De acordo com a plataforma, essa será a maior bolsa de empresas digitais do mundo.

“As turbulências atuais do mercado financeiro tradicional impactaram diretamente os valuations que precificam as startups, que passaram a apresentar valores mais baixo do que o usual, momento de praticar o ‘invista na baixa para ganhar na alta’, e com o lançamento do mercado secundário, a realização destes ganhos futuros serão mais previsíveis”, comenta em nota Diego Perez, sócio co-fundador e CEO da SMU Investimentos.

O projeto da SMU foi o quarto aprovado dentro do sandbox regulatório da CVM, em dezembro/21. A Comissão também deu o sinal verde para os projetos da fintech Vórtx, da Basement e da BEE4.

Além do Mercado Secundário, recentemente a SMU apresentou uma nova frente de negócio, um fundo de venture capital para liderar rodadas de crowdfunding no Brasil e América Latina voltado a investidores de alta renda. Denominado Carrera Capital, o fundo, segundo seu comandante Rodrigo Carneiro, sócio fundador da SMU, é a nova arma da plataforma para aumentar a liquidez do mercado.

“Concluímos que precisávamos de liquidez para entrar em mais investidores e também de mais investidores ancorando essas rodadas. Pretendemos ancorar de 20% a 30% de cada rodada, em ofertas já selecionadas”, afirmou Rodrigo em conversa recente com o Startups.

Criada em 2013, a SMU possui mais de 30 mil investidores de todo o Brasil cadastrados em seu serviço, tendo já intermediado mais de R$ 62 milhões distribuídos em 42 startups.