Dois anos depois de lançar seu fundo dedicado para a América Latina e ter investido mais de US$ 3 bilhões na região – sendo 11 unicórnios – a SoftBank nomeou um executivo para tocar a parte de comunicação e marketing de suas operações.
O escolhido foi Eduardo Vieira, jornalista, co-fundador e sócio minoritário da agência de relações públicas Ideal e vendida para o grupo britânico WPP em 2014. A Ideal, coincidentemente (ou não) é a agência que atualmente atende a SoftBank. Desde dezembro/20 Eduardo também é colunista e membro do conselho editorial da Fast Company Brasil.
Na SoftBank, ele vai responder a Marcelo Claure, COO do SoftBank Group e CEO do SoftBank Group International (SBGI), e a Mark Kornblau, que comanda a comunicação global do SoftBank Group.
“Vieira será responsável por todas as funções de comunicação externa e interna da empresa na região, liderando marketing, relações públicas, conteúdo, eventos e digital. Ele também trabalhará com as mais de 50 empresas do portfólio do SoftBank Latin America Fund para promover o alinhamento e a criação de valor em todo o ecossistema do SoftBank na região”, disse a companhia em comunicado.
A chegada dela é a mais recente contratação de peso da SoftBank na América Latina. Em julho, Nicola Calicchio, ex-copresidente do conselho global de clientes da consultoria McKinsey, foi nomeado diretor de estratégia da SBGI; e em março, Alex Szapiro, ex-general manager da Amazon no Brasil, foi nomeado sócio operacional e Head do Brasil para o fundo da América Latina do SoftBank.