Resultados

Spotify fecha 1º ano completo de lucratividade

Empresa registrou lucro operacional de 477 milhões de euros no Q4, totalizando 1,4 bilhão de euros no ano fiscal de 2024

Plataforma do Spotify no celular
Plataforma do Spotify no celular | Foto: Canva

O Spotify completou o seu primeiro ano completo de lucratividade desde a sua fundação, há 17 anos. Nesta terça-feira (4), a empresa divulgou os resultados do quarto trimestre, com lucro operacional de 477 milhões de euros, totalizando 1,4 bilhão de euros no ano fiscal de 2024.

O marco de lucratividade reflete um conjunto de medidas para reduzir custos, incluindo demissões em massa nos últimos anos. Em 2023, a companhia realizou três grandes cortes: em janeiro, junho e dezembro. Neste último, cerca de 1.500 pessoas foram desligadas, um número que correspondia a 17% da força de trabalho da empresa na época.

Em 2024, mesmo com aumentos consecutivos nos preços das assinaturas Premium, o Spotify registrou crescimento na base de usuários pagos. A empresa alcançou 263 milhões de assinantes, um aumento de 11% em relação ao ano anterior. O número de usuários ativos mensais cresceu para 35 milhões no quarto trimestre, superando as projeções internas de 25 milhões. Com isso, o total de ouvintes atingiu 675 milhões, um crescimento de 12% ano a ano.

Daniel Ek, fundador e CEO do Spotify, afirmou estar animado para 2025 e satisfeito com o momento atual do produto e da empresa. “Continuaremos a fazer apostas que gerarão impacto de longo prazo, aumentando nossa velocidade e mantendo os níveis de eficiência que alcançamos no ano passado. É essa combinação que nos permitirá construir a melhor e mais valiosa experiência do usuário, crescer de forma sustentável e entregar criatividade ao mundo”, disse Daniel, em comunicado.

Recentemente, o Spotify firmou um novo acordo de distribuição plurianual com a Universal Music Group. A parceria abrange novos níveis de assinatura paga, integração de conteúdo musical e não musical e um catálogo ampliado de conteúdo audiovisual. Além disso, reforça o compromisso com artistas e compositores, garantindo que eles sejam devidamente remunerados e que seus royalties sejam protegidos contra fraudes por meio dos sistemas da plataforma. Segundo o TechCrunch, o acordo pode abrir caminho para uma nova oferta com benefícios exclusivos para fãs.