O Stark Bank fechou uma parceria com a BRX Finance, joint venture entre a Transfero e a Fuse Capital, para levar a securitização de recebíveis para o blockchain. A ideia é tornar a operação ainda mais segura, eficiente e acessível, ampliando o acesso ao crédito por parte de pequenas e médias empresas.
Por meio da securitização de recebíveis, essas empresas conseguem converter os seus direitos creditórios em títulos que podem ser negociados no mercado financeiro. A BRX vai oferecer a infraestrutura para que esses títulos sejam transformados em tokens e negociados em uma plataforma com tecnologia blockchain.
“Nossa tecnologia blockchain permite não só mais transparência, mas também uma otimização na captação de recursos via securitização, criando oportunidades tanto para empresas quanto para investidores”, afirma João Zecchin, sócio fundador da BRX Finance.
Fundado em 2018 por Rafael Stark, o Stark Bank foi criado para ser um corporate bank voltado para atender às necessidades de startups e empresas de médio a grande porte em diversos setores.
“A infraestrutura blockchain e capacidade de entregar resultados consistentes nos dão a confiança de que estamos oferecendo aos nossos clientes o melhor em termos de segurança e inovação no crédito”, aponta Auziane Moraes, Product Lead do banco.
Com essa parceria, a BRX Finance busca fortalecer a atuação de bancos e fintechs na concessão de crédito no mercado brasileiro, especialmente para pequenas e médias empresas.
“Estamos comprometidos a criar ferramentas em blockchain para desenvolver um ecossistema financeiro mais eficiente, acessível e democrático, alinhado com a transformação digital do setor” completou Zecchin.