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Startup 5Kores busca aporte para ajudar famílias a se alimentar bem

Foodtech foi fundada por Gabriela Kapim, apresentadora do programa da GNT “Socorro! Meu Filho Come Mal”, Lara Folster e Patricia Taylor

Patricia Taylor, Gabriela Kapim e Lara Folster, fundadoras da foodtech 5Kores
Foto: Divulgação

A 5Kores, foodtech que desenvolve de cardápios, receitas e listas de compras por meio de planos de assinatura recorrente, planeja o próximo movimento de sua estratégia. Com exclusividade ao Startups, a companhia anunciou planos para fechar uma rodada de investimentos, ampliar a base de clientes e lançar seu aplicativo no mercado nos próximos meses.

O negócio foi criado pelas empreendedoras e nutricionistas Gabriela Kapim, apresentadora do programa da GNT “Socorro! Meu Filho Come Mal”, Lara Folster e Patricia Taylor. A proposta é ajudar famílias, principalmente mães, a variar o cardápio diário com pratos nutritivos, saborosos e coloridos, evitando o consumo de produtos ultraprocessados e industrializados, e conquistando o paladar dos filhos.

“A missão da 5Kores é resolver uma dor que atinge uma porcentagem grande dos lares brasileiros, principalmente casas com crianças de 2 a 18 anos: o que cozinhar para as refeições de forma racional, econômica e saudável?”, explica Patrícia, CEO da startup. A foodtech foi lançada em junho deste ano com o apoio dos especialistas em negócios e inovação da Sevensete, venture builder fundada por Roberto Pina (ex-Alelo), Ivan Marques (ex-Elopar) e Rochane Soubhie (ex-Elavon).

Hoje o produto está na fase do MVP, com cerca de 100 inscritos pagando mensalidades de R$ 34,90 pelos cardápios, receitas e lista de compras desenvolvidos pelas nutricionistas. Os materiais são disponibilizados na Hotmart, mas as empreendedoras esperam lançar o próprio app em 2023. Para isso, elas estão em busca de investimento: a 5Kores abriu uma rodada de 10 cotas de R$ 50 mil cada para investidoras-anjo, e já recebeu os dois primeiros aportes (R$ 100 mil).

“A ideia é que em agosto do ano que vem já tenhamos a plataforma. Queremos que as cotas de investimento sejam todas de mulheres empreendedoras para unir a potência do negócio com a força feminina”, diz Gabriela, em entrevista ao Startups. Segundo a empreendedora, o plano é desenvolver o app utilizando inteligência artificial para entender as necessidades de cada família e trazer cardápios mais personalizados.

Patricia Taylor, Gabriela Kapim e Lara Folster, fundadoras da foodtech 5Kores
Patricia Taylor, Gabriela Kapim e Lara Folster, fundadoras da 5Kores (Foto: Divulgação)

Ganhando escala

As sócias terceirizam o serviço de marketing digital, mas dizem investir pouco nessa área. A principal estratégia de escala é usar a influência de Gabriela, que tem quase 100 mil seguidores só no Instagram. “Nossa estratégia é cuidar muito bem das assinantes que já temos e entender suas dores para, em um próximo movimento, ampliar para uns 300 assinantes até março”, afirma.

Na 2ª metade de 2023, a expectativa é ter entre 500 e mil clientes para migrar para a plataforma. Com o aplicativo em mãos, as sócias pretendem fazer um investimento mais pesado em marketing e divulgação para atingir o máximo de pessoas possível. “Por enquanto, temos uma dinâmica controlada de público porque estamos modelando a plataforma. É muito importante ter o feedback próximo das clientes para aprimorar cada vez mais o produto que queremos oferecer para milhares de famílias no futuro”.

Questionada sobre o diferencial da startup em relação às outras foodtechs de alimentação saudável, Gabriela explica que a 5Kores fala com as famílias e as crianças. “A maioria das empresas estão focadas em emagrecimento, low carb e ganho de massa muscular. Sempre tem um objetivo focado no indivíduo, enquanto nós focamos em famílias com crianças. São refeições diárias que todos poderão comer, apoiando um trabalho de consciência alimentar”, pontua.

A empreendedora vê oportunidades de fazer uma formação de nutricionistas para que os profissionais recebam o selo 5Kores e usem o app como ferramenta de trabalho, direcionando clientes. “O diferencial é o acolhimento com garantia de qualidade muito potente”, conclui.