Negócios

Startup lança agentes de IA B2B que leem dados internos via chat seguro

Solução da Just a Little Data usa LLMs para interpretar perguntas e dar respostas, mas faz a análise dos dados dentro de casa

Leitura: 4 Minutos
Denys Fehr, CEO & partner da Just a Little Data | Foto: Divulgação
Denys Fehr, CEO & partner da Just a Little Data | Foto: Divulgação

O uso de ferramentas de IA por trabalhadores tem sido cada vez mais comum. No entanto, o compartilhamento de informações sigilosas ou estratégicas da empresa em plataformas como o ChatGPT, Gemini, entre outros, acaba levantando preocupações. Além disso, muitas vezes o assistente fornece respostas mais gerais, pouco relacionadas aos dados que o usuário realmente está buscando. Foi para resolver esse problema que a Just a Little Data, consultoria de dados e CRM do ecossistema B&Partners, lançou um novo produto: o Data Beats.

Essa será a terceira unidade de negócios da empresa, que já possui uma vertical de data e analytics e outra de CRM data driven. A Just a Little Data é acelerada da B&P Ventures, que investiu R$ 1 milhão no Data Beats. A expectativa é que o novo produto gere faturamento de R$ 4 milhões no primeiro ano de operação.

Em linhas gerais, o DataBeats é uma plataforma de agentes especializados, que integram modelos estatísticos, machine learning e LLMs (Large Language Models), organizados sob um orquestrador. A solução entrega análises preditivas e prescritivas em tempo real por meio de dashboards executivos, alertas e recomendações personalizadas.

Além disso, por meio de um chat, o colaborador pode fazer perguntas sobre dados da empresa e de clientes, esclarecendo dúvidas e explorando gráficos de forma dinâmica.

Segundo Denys Fehr, CEO & partner da Just a Little Data, um piloto realizado com a Vivo, que é cliente da empresa, mostrou que a plataforma gera uma economia de 70% a 80% do tempo necessário para obter esse tipo de informação.

“A plataforma agiliza a vida do time técnico, que não precisa parar tudo para levantar um dado, e dá mais poder de decisão ao time de negócios, que antes tinha que esperar de uma semana a 15 dias para ter uma resposta do time técnico. Isso se a empresa tivesse uma boa maturidade de dados. Em alguns casos, seria preciso esperar o relatório mensal. Com o Data Beats, o tempo para tomada de decisão passa a ser D+1”, conta.

Além de tornar esses processos mais ágeis, o chat personalizado para cada empresa garante mais segurança e assertividade nas respostas. A Just a Little Data desenvolveu uma tecnologia proprietária com código próprio para a análise de modelos, de modo que as informações analisadas não saem do ambiente interno da empresa.

Para a conversa com os usuários, a plataforma se conecta a LLMs como ChatGPT, Gemini, Perplexity, entre outros.

“Eu me apoio na OpenAI, por exemplo, para interpretar perguntas e dar respostas, mas a análise dos dados é feita dentro de casa. Essa é a maior vantagem da plataforma, porque uma ferramenta como o ChatGPT não entende a calibragem para aquela indústria, vai buscar dados gerais na internet. Existe uma alienação muito grande, as respostas ficam imprecisas. Quando entendemos que poderíamos fechar a porta para fazer a análise de dados, depois abrir só para entregar a resposta, vimos que tínhamos um bom produto”, aponta Denys.

Para responder às perguntas da melhor forma, a plataforma conta com cinco agentes: de Contextualização, de Classificação, de Resolução, de Processamento, e de Storytelling. Cada processo de pergunta passa por essas cinco etapas de execução.

Entre as funcionalidades disponíveis estão agentes de IA para segmentação de clientes, previsão de demanda, churn, precificação, gestão de estoque, campanhas e elasticidade de preço, além de relatórios automatizados, modelos de ciência de dados customizados e
integração via API com sistemas como Salesforce, data lakes e ERPs. A plataforma ainda oferece gestão em tempo real da maturidade analítica da organização, com níveis de acesso configuráveis e governança de dados integrada.

Fundada em 2018, a Just a Little Data lançou primeiro sua solução de ciência de dados e, em 2019, passou a integrar essa tecnologia a um CRM. Atualmente, a empresa tem 25 clientes, entre grandes players como Ambev, Vivo, Volkswagen Caminhões e Ônibus, Cencosud, Whirlpool, entre outras.