Miguel Ribeiro e Karly Alves Ribeiro, cofundadores da sheerME | Foto: Divulgação
Miguel Ribeiro e Karly Alves Ribeiro, cofundadores da sheerME | Foto: Divulgação

“Vai no cabeleireiro, no esteticista, malha o dia inteiro, vida de artista.” Embora a canção de Seu Jorge não possa ser generalizada para toda a população, ela resume bem um comportamento característico do consumidor brasileiro, que tende a destinar parte relevante de seu orçamento a serviços de estética, saúde e bem-estar. E é justamente esse hábito que fez com que o Brasil se tornasse o principal mercado da startup portuguesa sheerME, que atua como um superapp de busca, agendamento e pagamento de serviços desse segmento.

Fundada em Portugal e com operação também na Espanha, a sheerME está presente no Brasil há quase três anos. Na época, sua chegada ao país foi apoiada por um aporte de R$ 12 milhões que a companhia recebeu da Lince Capital, com participação de Olisipo Way, M4 Ventures e outros investidores.

Em 2025, o país passou a liderar o crescimento da empresa. Somente nesse ano, a plataforma gerou mais de R$ 20 milhões em novos negócios para parceiros, volume cerca de quatro vezes superior ao registrado em 2024. No mesmo período, a base de usuários cresceu 370%, enquanto os agendamentos avançaram mais de 350%.

De acordo com Miguel Ribeiro, CEO da sheerME, o desempenho está diretamente ligado às diferenças de comportamento entre os mercados. “O Brasil é o mercado que mais cresce na sheerME. Entendemos que o comportamento do consumidor brasileiro é diferente do europeu, a recorrência de agendamento é maior e mesmo a diversidade de serviços que procuram é maior. Chegamos ao mercado com o produto certo, no momento certo e para oferecer ao público-alvo um produto que valorizam”, diz.

Atualmente, a plataforma soma cerca de 600 mil usuários, sendo aproximadamente 350 mil no Brasil. A maior concentração está no Rio de Janeiro e em São Paulo, mas a empresa já observa crescimento em outras regiões, especialmente no Nordeste, impulsionada pela adesão de redes de salões.

Em entrevista ao Startups, a brasileira Karly Alves Ribeiro, cofundadora e Head de People & Culture da sheerME, afirma que o nível de recorrência no Brasil chamou a atenção dos executivos e investidores da startup. Há usuárias que chegam a realizar mais de 20 agendamentos mensais, incluindo serviços como cabelo, unhas, massagens e tratamentos estéticos, comportamento pouco comum nos mercados europeus.

“Quando pensamos em internacionalizar, os investidores ficavam mais confortáveis com a ideia de continuar na Europa, mas nós sabíamos que o app tinha tudo a ver com o Brasil. Depois dos resultados de 2025, nossos investidores ficaram admirados com o potencial do mercado brasileiro”, avalia.

Um dos principais fatores de aceleração da sheerME no país foi a parceria com a L’Oréal Produtos Profissionais, firmada em 2024. Hoje, os parceiros ligados à multinacional respondem por cerca de 30% do volume total de negócios gerado pela plataforma.

A colaboração inclui ações como descontos patrocinados pela L’Oréal para uso em salões parceiros, além de campanhas com influenciadoras digitais. As iniciativas contribuíram para aumentar a base de usuárias ativas e a frequência de agendamentos.

“Essa parceria nos colocou em outro patamar, abrindo as portas para os melhores salões no Rio e em São Paulo. Em 2023, a gente batia na porta dos influenciadores. Hoje, nós é que escolhemos, temos lista de espera”, conta Karly.

Expansão para países latinos

A possibilidade de expansão para a América Latina já faz parte das discussões internas da sheerME e surgiu a partir do avanço da operação brasileira. Segundo Karly, a empresa tem sido estimulada a olhar para outros mercados da região. “Já fomos provocados pela L’Oréal para expandir para Latam”, afirma.

Entre os mercados mencionados, o Chile aparece como o próximo passo possível dentro do plano de internacionalização.

No entanto, a executiva ressalta que, neste momento, o foco da empresa segue sendo o Brasil, onde a sheerME planeja lançar uma nova cidade por mês e alcançar a marca de 1 milhão de usuários.

A sede brasileira fica no Porto Maravalley, no Rio de Janeiro, cidade que tem feito a startup expandir para além dos cuidados com a beleza e apostar também em serviços ligados a um estilo de vida ativo e saudável. No app, usuários já podem agendar experiências como canoagem na Lagoa Rodrigo de Freitas ou voo de asa delta em São Conrado.