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Startup SouSmile, de alinhadores dentários, capta série B de R$ 100 milhões

O investimento foi liderado pelo fundo Kaszek, com participação de Chromo Investimentos, GFC, sócios da Atmos Capital, Allievo e Endeavor Scale-up Ventures

Startup SouSmile, de alinhadores dentários, capta série B de R$ 100 milhões

A SouSmile, startup brasileira de alinhadores dentários, encerra a semana com o pé direito. A companhia levantou uma série B de R$ 100 milhões liderada pelo fundo Kaszek, com participação de Chromo Investimentos, GFC, sócios da Atmos Capital, Allievo e Endeavor Scale-up Ventures.

Fundada em 2018 por Michael Ruah, a companhia oferece aparelhos transparentes à base de poliuretano que substituem o fixo metálico e geram resultados em cerca de 6 meses. “São aparelhos mais discretos, que causam um menor impacto de estética. Por serem feitos de plástico, são mais confortáveis, flexíveis e higiênicos”, diz o executivo.

Nascido em Portugal, Michael mudou-se para os Estados Unidos em 2003, onde começou a estudar a fundo as movimentações do mercado, com o sonho de deixar a carreira em finanças de lado para criar o próprio negócio. A oportunidade veio depois que casou-se com uma brasileira e, encantado pela cultura do país, decidiu vir para cá em 2013, onde começou, de fato, a trilhar o caminho empreendedor. Inspirado na própria trajetória de vida – Michael vem de uma família de médicos e pai empreendedor – ele decidiu unir o útil ao agradável, criando uma startup com soluções para a saúde.

“Vi uma oportunidade muito interessante no Brasil. O sorriso é a porta de entrada para a conexão humana, está ligado à autoestima e, por isso, gera encantamento nas pessoas”, explica Michael, que além de cofundador é também diretor executivo da companhia.

Próximos passos

A nova captação chega dois anos depois do aporte de US$ 5 milhões liderado pela Kaszek. Na época, o objetivo era usar o dinheiro para aumentar a capacidade de produção e a rede de lojas próprias pelo Brasil. “Com a pandemia, seguramos os planos de expansão geográfica, em busca de outras formas de continuar crescendo sem consumir tanto capital”, diz Michael. A estratégia foi criar uma rede de clínicas e dentistas parceiros para ajudar na distribuição dos aparelhos e lançar uma linha de crédito ao consumidor para tornar os produtos mais acessíveis.

Com o caixa reforçado, a meta agora é fortalecer a marca, atraindo novos clientes e gerando awareness para aumentar as vendas. A SouSmile também quer expandir a rede de distribuição de 25 para 200 clínicas e dentistas parceiros até o final de 2022. Segundo o cofundador, a parceria é vantajosa tanto para os consultórios, que continuam a movimentar o empreendimento com novas soluções de tratamento, quanto para a própria startup, aumentando a capilaridade dos negócios.

A companhia também vai usar o investimento para aprimorar a tecnologia. “Hoje, o cliente pode fazer um agendamento online pela plataforma web. Mas até março de 2022 vamos lançar um aplicativo mobile, para melhorar a experiência”, diz Michael. A startup também vai ampliar as verticais de negócio para além do alinhamento simples dos dentes.

A ideia é lançar aparelhos invisíveis capazes de corrigir mordida cruzada, quando alguns dentes superiores estão encaixados para dentro dos inferiores, e sobremordida, quando, ao morder, os dentes de cima cobrem totalmente os de baixo. “São casos que demandam mais tempo de tratamento e, às vezes, alguns acessórios adicionais, como elásticos.” Com as inovações, a empresa espera crescer o faturamento 400% em 2022.

Para ajudar nos negócios, a SouSmile acaba de implementar um conselho consultivo para reunir profissionais de alta qualificação nas áreas da saúde e negócios, com o objetivo de  orientar a empresa em relação ao mercado e crescimento futuro. O conselho conta com a expertise de Dirceu Barbano, ex-diretor-presidente da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária); Ronaldo Hirata, PhD em estética dental e professor de biomaterial e biomimética na Universidade de Nova York; Maurício Casa, ex-diretor clínico da Invisalign na América Latina; Mauro Figueiredo, ex-diretor-executivo do grupo Fleury, OdontoPrev e DaVita; e Orlando Marques, ex-presidente do grupo Publicis no Brasil.

Tecnologia no centro

Além do agendamento online das consultas, a startup oferece atendimento ao cliente 24 horas por dia, durante os 7 dias da semana, via WhatsApp, e disponibiliza um portal do cliente para que ele possa marcar e remarcar consultas de acompanhamento e ver em qual etapa do tratamento está. Para os especialistas, a SouSmile oferece um software de gestão de clínicas, com a rastreabilidade dos produtos, 

Antes de fabricar os aparelhos, a startup faz uma consulta online com o paciente. Para a avaliação, ele pode enviar fotos do sorriso e fazer uma videoconferência de 30 com um dentista, que vai identificar suas principais queixas e necessidades. Depois, o paciente recebe um questionário online simples, para deixar a análise do especialista mais assertiva.

“Apesar do apelo tecnológico, nosso produto também requer uma presença física. Não vamos vender um aparelho sem que a pessoa faça um exame clínico”, diz Michael. Por isso, a startup conta com unidades em 36 cidades e 21 estados brasileiros, com planos de chegar em 81 cidades em 24 estados no ano que vem.