
O ano de 2026 começou intenso para o Startups, que anuncia uma série de movimentos estratégicos que reforçam sua maturidade e ampliam sua atuação para além do jornalismo. O principal deles é o Startups Academy, braço educacional da empresa, que abre a agenda do ano com o curso “Do Zero ao MVP”, voltado a fundadores e empreendedores em estágio inicial.
A iniciativa marca um novo capítulo na história do Startups, que chega ao seu sexto ano fortalecendo seu compromisso com o desenvolvimento do ecossistema de inovação no Brasil e na América Latina. A proposta do curso é apoiar quem está começando uma startup a transformar ideias em produtos viáveis, com conteúdo prático, estruturado e alinhado à realidade do mercado.
“O Startups tem um papel de fomentar o ecossistema de inovação no Brasil e na América Latina. Já fazemos isso com nosso conteúdo e agora faremos também com a educação. A jornada empreendedora não precisa ser solitária. Com o compartilhamento de conhecimento, quem está na linha de frente de um negócio pode vencer barreiras mais rápido e escalar de verdade”, disse Gustavo Brigatto, fundador e publisher do Startups.
Cada módulo do curso “Do Zero ao MVP” é conduzido por especialistas e empreendedores experientes, como Guilherme Junqueira (fundador da Gama Academy), Rodrigo Tognini (fundador da ContaSimples), Fabiana Fagundes (fundadora do escritório FM/Derraik), Manoela Mitchell (cofundadora da Pipo Saúde), e Murilo Narciso (CEO da ZazOS).
O curso é 100% online com aulas gravadas, disponíveis para cada aluno assistir no seu próprio ritmo. Após concluir o curso, o aluno recebe um certificado de conclusão e mantém acesso ao conteúdo para assistir quando quiser.
E vem mais por aí: a empresa planeja lançar três cursos ao longo de 2026, voltados a diferentes momentos da jornada empreendedora.
O lançamento do Startups Academy acontece em meio a mudanças importantes na operação editorial. A partir deste mês, Stephanie Tondo assume como editora, ficando responsável pela gestão do dia a dia da redação e pela organização da cobertura jornalística. Já Leandro Miguel Souza passa a ocupar o cargo de editor de Newsletters, com a missão de expandir, ao longo do tempo, o portfólio de publicações para além da newsletter diária principal.
Com a redação e os produtos editoriais fortalecidos, Gustavo Brigatto passa a se dedicar mais diretamente ao desenvolvimento do Startups Academy, que ganhará novos formatos, atingindo públicos tanto no Brasil, quanto no exterior.