Cerca de um ano depois de a DogHero ter juntado as escovas com a PetLove, Fernando Gadotti começou a sentir aquele “gostinho de quero mais” e decidiu que queria empreender de novo. Para não voltar ao mercado pet (e não ferir o non compete) ele decidiu olhar para uma das muitas dores que afligiram a sua jornada de crescimento: fazer tarefas repetitivas como folha, admissão, férias e desligamento. Foi daí que nasceu a Tako.
O nome, que vem de takô, ou polvo pra você que não fala japonês, faz alusão à proposta de atender várias demandas do departamento pessoal de uma empresa a partir de um ponto central, tornando-se um cérebro que facilita a atuação dos profissionais da área. “Enquanto a gente construía o DogHero, o foco era no crescimento do negócio. Mas a parte operacional, de gestão de pessoas e folha se tornou um problema bem grande. Cada informação num canto. E isso atrasava e afetava a tomada de decisão”, diz Fernando ao Startups.
Segundo ele, a integração de informações e a automação de tarefas pensadas para o Tako ajudam também os departamentos financeiros, dando mais visibilidade sobre o verdadeiro custo de profissionais e até de departamentos inteiros.
Um senhor seed
Para colocar a operação de pé, a Tako captou nada menos do que R$ 76 milhões em uma rodada seed liderada pela Ribbit Capital e pela a16z. Também participaram ONEVC e os fundadores da fintech americana Ramp. De acordo com Fernando, os recursos serão usados para desenvolvimento do produto e também da área comercial.
Se você se assustou com uma captação de dezenas de milhões de reais sendo chamada de seed, saiba que você não está sozinho. Mesmo em dólares (US$ 13 milhões), o valor está bastante acima do que tem rolado nos EUA para este estágio – entre US$ 3 milhões e US$ 4 milhões. Segundo o SlingHub, a mediana dos aportes seed na América Latina no acumulado do ano até outubro ficou em US$ 2,2 milhões. Contando todos os estágios, o valor é de US$ 7,5 milhões.
Como os valores são autodeclarados, é difícil dizer que há um erro na classificação. Mas que chama a atenção, isso é verdade. A favor da história da Tako conta o fato de Fernando ser um empreendedor experiente com um exit no currículo. O que explicaria a captação esticada.
Mas fazer a companhia chegar a um patamar que justifica um valuation de R$ 380 milhões de largada – considerando uma diluição de até 20% – não será uma tarefa fácil.
Oportunidade
De acordo com Fernando, o mercado de folha de pagamento no Brasil movimenta mais de R$ 1 trilhão, o que mostra um grande potencial. Além disso, o segmento de empresas médias, com 100 a 500 funcionários, que é o público-alvo inicial da hrtech, ainda está preso às trocas de planilhas com contadores terceirizados, o que abre mais espaço para a Tako.
“Há uma oportunidade de avançar para empresas maiores que estejam descontentes que o que está disponível no mercado. Mas queremos ficar nas empresas menores que são muito carentes”, diz Fernando.
Mas é claro que a Tako não estará sozinha no seu caminho. Em seu avanço ela terá que enfrentar nomes como Sólides, que comprou a RHGestor também de olho no DP das médias empresas, e a Flash, que tem tentado se posicionar como uma plataforma completa para o RH e não só um cartão de benefícios. Além de nomes mais estabelecidos, como Totvs e LG.
Diferencial da Tako
Segundo Fernando, um diferencial á o fato de a ferramenta ter sido desenvolvida totalmente do zero já com tecnologias como a nuvem e a inteligência artificial incorporadas. Falta esse player que nasce começando por folha, que é a parte mais difícil porque tem muitos parâmetros. E essa tem que ser a parte principal. Não dá par adicionar a algo já existente. A gente começou com uma folha em branco. Coisas novas. Isso te dá uma vantagem”, reforça Fernando.
A equipe de engenharia da Tako conta com 15 pessoas e é liderada por Marcelo Theodoro, um ex-Coinbase e Nubank. Ao todo a empresa tem hoje 25 pessoas e já processou mais de R$ 100 milhões em folha de pagamento.
Em seu site ela coloca depoimentos de empresas como Stark Bank e Azos. Livance e Jeitto também são listadas como clientes. De acordo com ele, as companhias conseguem reduzir de duas semanas para um dia a atividade de fechamento de folha já que está tudo na mão dele, centralizado em uma só plataforma.
Além de todas as ferramentas para o RH, a Tako também tem a parte do painel do colaborador, que oferece opções como gerenciamento de férias, adiantamentos etc. Além do cadastramento de informações e cálculos obrigatórios, o sistema da companhia permite a inclusão de informações personalizadas, como tamanho de camiseta do colaborador ou da colaboradora.