A agtech israelense Taranis, focada em soluções para monitoramento de precisão para a agricultura global, captou mais US$ 40 milhões em série C liderada pela Inven Capital, fundo europeu focado em tecnologia climática. No total, a empresa já levantou US$ 100 milhões em investimentos.
Com o novo aporte, a agtech quer acelerar seu crescimento, principalmente no Brasil, seu segundo maior mercado e onde está presente desde 2017. Para tal, os recursos serão direcionados a 2 pilares: na melhoria dos serviços que a Taranis já oferece e no desenvolvimento de tecnologias em larga escala para o mercado de créditos de carbono agrícola.
A ideia da empresa é disponibilizar uma ferramenta de medição, reporte e verificação (MRV) de crédito de carbono, que deve estar no mercado até 2023. “Existe ainda muita dúvida em como contabilizar o crédito de carbono, por isso a Taranis quer ser referência co uma certificação mundial e disponibilizar isso aos nossos parceiros, agricultores e distribuidores”, disse Fábio Franco, gerente geral Brasil da agtech, em entrevista ao Startups.
Agricultura brasileira
Desde 2017, a empresa ajuda os agricultores brasileiros a monitorar com precisão possíveis ameaças na lavoura como plantas daninhas, doenças, deficiências nutricionais e insetos, por exemplo, através de monitoramento 100% digital feito por meio de aviões tripulados e drones que capturam imagens com resolução submilimétricas e imagens extraídas de satélites de alta resolução e alta frequência.
“Conseguimos monitorar até 2 mil hectares por dia por aeronave, e com a ajuda de machine learning, processar as imagens capturadas através de inteligência artificial, disponibilizando os resultados e relatórios na plataforma em até 36 horas”, acrescentou Fábio.
O principal foco da empresa por aqui é a cultura de cana-de-açúcar com atuação junto às grandes usinas, principalmente da região Sudeste e Centro Oeste do país — soja, milho, algodão e pastagens também fazem parte do campo de atuação da startup.
Anualmente a Taranis monitora cerca de 300 mil hectares, entretanto, o objetivo é passar a marca dos 600 mil até o fim de 2023. Sem revelar cifras, Fábio adiantou que a expectativa é de fechar o ano fiscal de 2022 (que se encerra em março/23) com faturamento 4 vezes maior que o do ano fiscal passado.
Fundada em 2015, a Taranis já trabalhou com os principais distribuidores agrícolas e produtores do mundo, prestando serviços em milhões de hectares de clientes nos Estados Unidos, seu maior mercado e onde fica sua sede, Brasil e Europa.