OpenAI

Tchau, Nvidia: OpenAI fará chip próprio para inteligência artificial

Com o novo hardware em mãos, a OpenAI tem planos de depender menos da Nvidia para rodar seus sistemas

Inteligência artificial
Inteligência artificial | Foto: Canva

Parece que as grandes desenvolvedoras de inteligência artificial não querem mais depender tanto da Nvidia quando se trata de hardware para rodar seus modelos. Isso porque, aos poucos, as big techs estão passando a investir em recursos “dentro de casa”. Por exemplo, a OpenAI está trabalhando no design dos seus primeiros semicondutores.

Segundo dados da Reuters, os primeiros modelos de um chip próprio da OpenAI devem ser enviados para prototipagem em uma multinacional taiwanesa (Taiwan Semiconductor Manufacturing Co) nos próximos meses. Nenhuma das empresas envolvidas quiseram se pronunciar sobre o assunto.

O que muda?

Com o chip em mãos, a OpenAI irá passar a depender menos da Nvidia. Além disso, o hardware próprio também poderá ajudar a fortalecer os negócios entre a dona do ChatGPT e outros fornecedores de chips.

A aposta é ousada, e a expectativa é de que a evolução do hardware para inteligência artificial aconteça gradualmente, com chips cada vez mais avançados a cada nova versão lançada.

Ainda não há uma previsão de lançamento. Mas, caso tudo ocorra como planejado, a OpenAI poderá começar a produção em massa seu primeiro chip de inteligência artificial ainda em 2025, testando essa nova alternativa aos chips da Nvidia.

Todo esse cronograma já estabelecido, incluindo a Taiwan Semiconductor Manufacturing Co na equação, indica que a dona do ChatGPT teve um rápido progresso no seu primeiro projeto para hardware.