Negócios

TOTVS compra a Linx para reforçar posição no varejo

Movimento vem cinco anos depois de a TOTVS perder a disputa pela compra da Linx, que na época acabou sendo vendida para a Stone

Leitura: 2 Minutos
TOTVS
TOTVS | Foto: Divulgação

A TOTVS anunciou nesta terça-feira (22) que assinou contrato para aquisição da Linx pelo valor de R$ 3,05 bilhões. O movimento vem quase cinco anos depois de a TOTVS perder a disputa pela compra da Linx, que na época acabou sendo vendida para a Stone. Na ocasião, a Linx alegou que a companhia não teria apresentado elementos concretos de que faria uma proposta, o que por sua vez foi negado pela empresa de tecnologia.

Bom, desta vez a proposta aconteceu e foi aceita – e resultará em R$ 3,42 bilhões para a Stone. O fechamento da transação ainda está sujeito à aprovação do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE).

No fato relevante, a TOTVS informa que a transação será financiada com o caixa da companhia e com instrumentos de dívida “em condições propícias de mercado, ainda a serem contratados”.

“Com esta aquisição, reforçaremos nossa posição no varejo, expandindo nosso portfólio e fortalecendo nossa capacidade de atender às demandas de todos os perfis de varejistas. Trata-se de um grande e importante avanço em nossa oferta de tecnologia para este setor e, dado o nosso elevado nível de investimento em P&D, nos permitirá impulsionar o desenvolvimento de inovações relevantes para os clientes Linx, inclusive em IA”, disse Dennis Herszkowicz, presidente da TOTVS, por meio de nota.

De acordo com a companhia, a aquisição da Linx gerará “importante complementaridade”, oferecendo oportunidades significativas de sinergias e ganhos de eficiência. Além disso, a operação está alinhada à estratégia da TOTVS de se posicionar como trusted advisor de seus clientes do varejo.