Parece que a movimentação da Totvs no setor de e-commerce não acabou. Uma semana depois de anunciar a parceria da sua empresa RD Station com a multinacional Shopify, agora a companhia fechou a compra da Lexos, startup especializada em soluções de integrações com marketplaces online.
Segundo destacou a Totvs em nota à imprensa, o negócio envolveu a compra de 100% da Lexos, pelo valor de R$ 13,2 milhões. Com cerca de 15 anos no mercado, a Lexos possui atualmente cerca de 50 profissionais e mil clientes.
A companhia oferece ao mercado duas soluções: Lexos HUB, que funciona como um hub centralizado para gestão operacional de plataformas de marketplaces; e o Lexos ERP, que oferece um sistema de gestão comercial para lojas físicas e virtuais de pequenas e médias empresas.
Em termos de investimentos, a Lexos já passou por duas rodadas divulgadas, ambas em 2021. A primeira foi de R$ 1,5 milhão, em uma captação seed que teve a participação dos fundos Aimorés Investimentos e Bossanova. A segunda, de valor não revelado, foi liderada pela Aimorés.
De acordo com o presidente da Totvs, Dennis Herszkovicz, a compra da Lexos é um novo passo na consolidação do ecossistema da companhia, que entrega aos clientes novas opções, e à companhia novos mercados e fontes de receita.
“A dimensão de Business Performance, composta por soluções de marketing digital, inteligência de dados, vendas/digital commerce e customer experience ganha reforços com a chegada da Lexos, que vem para facilitar a venda multicanal e melhorar a performance dos sellers dentro dos marketplaces”, afirma Dennis, em comunicado.
A compra também deverá ter desdobramentos nos negócios da RD Station, plataforma de automação de marketing que a Totvs comprou em 2021, que está aumentando seus esforços para se integrar com plataformas de ecommerce e marketplace.
“A digitalização é uma demanda crescente das PMEs e tem no e-commerce e marketplaces canais essenciais de venda. O segmento de Marketplaces vai continuar evoluindo de forma significativa no Brasil e a Lexos vai ser um componente estratégico para continuarmos ajudando os clientes da RD Station, da Totvs e todo o mercado a crescer e vender mais”, pontua Juliano Tubino, CEO da RD Station.
Na semana passada, a RD firmou uma parceria com a Shopify, um dos principais players globais do segmento, pisando no campinho ocupado pela VTEX e Tray (da Locaweb) – e gerando dúvidas sobre a joint venture entre Totvs e VTEX anunciada em 2019. Pela parceria, a RD vai apoiar na venda das plataformas da Shopify no país, através de ofertas integradas com seu software de marketing.
No site da Lexos, não constam informações de experiência da startup em integrações o Shopify, mas não seria de se estranhar caso esta compra venha a cumprir algum papel nesta nova relação. No anúncio da parceria com a Shopify, a RD chegou a afirmar que pretende criar uma futura rede de agências parceiras especializadas na implementação e otimização das soluções da Shopify. A Lexos é especializada em integrações com ecommerce e marketplaces, então…