A ClickBus (Bus Serviços de Agendamento S.A.) está colocando em prática seu plano de crescimento por aquisições e fechou a compra de 80% da RJ Participações, empresa que desenvolve sistemas de gestão para empresas de transporte de passageiros. O negócio de R$ 49,6 milhões foi fechado com a Totvs, que era a dona da companhia. Em comunicado ao mercado, a Totvs informou que a RJ teve EBITDA de R$ 3 milhões em 2024.
De acordo com a ClickBus, o pagamento pela RJ será feito com recursos próprios. “O nosso setor está cada vez mais globalizado e essa aquisição reforça nossa posição como um dos principais players do mercado. Estamos confiantes de que essa operação não apenas trará sinergias estratégicas, mas também impulsionará nossa presença internacional, sempre com foco na inovação e na excelência operacional, para oferecer uma experiência cada vez mais eficiente aos nossos clientes”, disse Phillip Klien – ou PK, como é conhecido –, CEO da ClickBus. em comunicado. Além do Brasil, a RJ atua no México e outros mercados internacionais.
O plano é avançar no processo de digitalização do modal rodoviário, para oferecer novos benefícios que abrangem desde sistemas de venda de passagens, com smart POS, até ferramentas de precificação dinâmica e business intelligence.
Pelo lado da Totvs, a decisão de vender a operações está inserida no plano estratégico de “ampliar o foco das equipes e otimizar a alocação de recursos em segmentos de mercado nos quais seja economicamente viável para a Totvs a aplicação da abordagem de ser o “Trusted Advisor” dos seus clientes”.
O fechamento da transação depende da aprovação das autoridades concorrenciais e da verificação de outras condições para ser concluída. O valor final da operação também está sujeito a ajustes.
A RJ foi integrada à Totvs com a compra da Bematech, em 2015. A companhia tinha sido adquirida pouco mais de um ano antes. Na época, a Bematech assumiu 60% da operação em um negócio que teve valor inicial de R$ 16,5 milhões, o que representou um múltiplo de Ebitda de 6,5 vezes.
ClickBus na bolsa
Em conversa com o Startups em novembro do ano passado, PK disse que a ClickBus, apesar de ser conhecida pela venda de passagens, é uma empresa de software, e que as aquisições estavam no radar da companhia como forma de acelerar seus planos de crescimento e de se tornar a primeira traveltech a ter capital aberto na B3.
Segundo PK, a ClickBus iria encerrar 2024 com cerca de R$ 2 bilhões em Gross Merchandise Volume (GMV). O executivo não abriu a receita e resultados líquidos, mas revelou que a empresa atingiu o breakeven em 2021 e que 2024 seria o terceiro ano consecutivo com Ebitda (Lucros antes de Juros, Impostos, Depreciação e Amortização) positivo, na faixa dos dois dígitos.