traveltech

Pinguim muda foco para o B2B e lança empresa de viagens de incentivo

Por meio de dados e IA, Pinguim Incentive Travel & Tech traça o perfil do viajante, propondo o melhor roteiro às empresas

Grace Cauzo e Renato Franco, co-fundadoras da Pinguim Incentive Travel & Tech/ Foto: Divulgação
Grace Cauzo e Renato Franco, co-fundadoras da Pinguim Incentive Travel & Tech/ Foto: Divulgação

A traveltech Pinguim, que desde 2020 ajuda pessoas a encontrar a companhia “ideal” para viajar, decidiu redirecionar seu foco este ano para o B2B. Para tal, a fundadora e CEO Renata Franco decidiu se juntar a Grace Cauzo (ex-Queensberry Viagens) para criar a Pinguim Incentive Travel & Tech, subsidiária voltada a viagens de incentivo, nova forma das empresas motivarem e reconhecerem os esforços de seus colaboradores.

Segundo revelou Renata ao Startups, o pé no acelerador no B2B contou com o apoio de um investimento anjo recebido em agosto passado, cujo valor e autoria não são divulgados. A fundadora conta que era uma questão de tempo para que o Pinguim expandisse para o mercado corporativo. “Adoramos inovar e o mercado de viagens de incentivo estava acomodado, com pouca inovação. Enxergamos então a oportunidade de levar criatividade e inovação a esse benefício, com uma nova ferramenta”, afirma.

A nova tecnologia aplicada ao app da traveltech foi desenvolvida em parceria com a Universidade Federal do Rio Grande (FURG), no Rio Grande do Sul. A partir de dados de comportamento providos pelas próprias empresas e com uso de IA, o app da Pinguim Incentive Travel & Tech traça o perfil do viajante, propondo o melhor roteiro e viagem às corporações clientes, e que claro, caibam no orçamento. 

“Assim como no B2C, criamos no aplicativo uma comunidade dessa viagem, compartilhando tudo sobre o destino, o roteiro personalizado, como se fosse um Instagram, então acaba sendo também uma ferramenta de marketing bacana para a empresa”, comenta Renata.

Além do foco na inovação e na experiência do cliente, a nova subsidiária do Pinguim se compromete com o ESG, buscando que as viagens tenham um impacto positivo na sociedade. Dentre as ações neste sentido estão manter uma equipe multigeracional e diversa, bem como propor sempre atividades nas viagens com viés social como forma de incentivar pequenos empreendedores e produtores locais.

Atualmente a companhia conta com sete clientes com contrato fechado de setores como financeiro, alimentício, seguradoras e de transporte, proporcionando experiências exclusivas em destinos como a Áustria, Itália, Bonito, Trancoso e Espanha. 

A expectativa da Pinguim Incentive Travel & Tech é de encerrar 2024 com o dobro de clientes e com aumento de 100% no faturamento. Para se ter ideia, no ano passado e somente no B2B, o Pinguim faturou mais de R$ 15 milhões.

*Na foto: Grace Cauzo e Renata Franco, co-fundadoras da Pinguim Incentive Travel & Tech