Negócios

Treta oficial: Elon Musk vai para cima de Zuckerberg e Threads

Advogado de Musk enviou ofício à Meta, exigindo que pare de usar segredos de mercado na criação do Threads

Zuckerberg e Musk lutando. Crédito: Stability. ai
Zuckerberg e Musk lutando. Crédito: Stability. ai

É tipo aquele meme: quando pessoas como Elon Musk e Mark Zuckerberg começam uma treta, é mais legal torcer pela treta. E treta está rolando: nesta quinta-feira (6), o bilionário dono do Twitter partiu de forma oficial para o ataque contra o fundador do Meta e do recente Threads, que chegou ameaçando a rede social de Musk.

A ofensiva de Musk se deu através de uma carta destinada diretamente a Zuckerberg, assinada por seu advogado Alex Spiro. No ofício, o advogado acusa a Meta de se apropriar ilegalmente dos segredos comerciais do Twitter e outras propriedades intelectuais, ao lançar o Threads.

De acordo com o documento enviado pelo representante de Musk, a Meta teria contratado dezenas de ex-funcionários do Twitter – vale lembrar que no fimdo ano passado, logo após assumir o controle do Twitter, Musk demitiu centenas de colaboradores. Com estas contratações, a Meta supostamente teve acesso a segredos industriais do Twitter e outras informações confidenciais.

“Com este conhecimento, a Meta deliberadamente designou estes funcionários a desenvolver, em poucos meses, uma cópia (do Twitter) chamada ‘Threads’, com a finalidade específica de utilizar os segredos do Twitter e outras propriedades intelectuais para acelerar o app competidor, em violação às leis federais e estaduais, assim como as obrigações de tais funcionários junto a Twitter“, escreveu Spiro no documento.

Apesar de não ser um documento de valor legal, o comunicado enviado pelo advogado de Musk exigiu à Meta tomar medidas imediatas para deixar de utilizar segredos de negócio do Twitter. “Reservamos todos os direitos, incluindo o direito de buscar soluções legais e injunções para evitar a retenção divulgação ou uso de propriedade intelectual pela Meta”, diz o ofício.

Mais do que farpas

O envio do documento pelo representante legal de Elon Musk subiu o nível na troca de farpas entre os dois bilionários após o lançamento do Threads. A estreia da rede social foi marcada pela troca de farpas entre Musk e Zuckerberg no Twitter. O dono da Meta postou na noite de quarta (05) seu primeiro tuíte em mais de uma década, com uma imagem de um duelo de dois homens-aranhas.

Não demorou muito para Musk responder a provocação com sua própria réplica sobre o Instagram: “É infinitamente preferível ser atacado por estranhos no Twitter, do que se entregar à falsa felicidade de esconder a dor no Instagram”.

Apesar da “guerra”, parece que, a princípio, a Meta está se beneficiando da situação. O Threads já alcançou cerca de 70 milhões de usuários em cerca de 48 horas. Ainda falta um bocado para passar as 400 milhões de contas no Twitter, mas nesse ritmo não deve demorar muito, ainda mais levando em consideração a base de 2,35 bilhões de contas no Instagram que está sendo aproveitada.

As ações da Meta fecharam o pregão de quarta-feira (5) com uma alta de quase 3% em Nova York e avançaram mais 1,7% após o horário regular de negociação. Segundo analistas de mercado, a entrada do Threads no bolo da Meta pode aumentar a receita da empresa em até 3% no médio a longo prazo.

Não parece muito para o faturamento total da Meta, que é de cerca de US$ 117 bilhões, mas se a grana migrar de uma rede para outra, pode ser um baque e tanto para o Twitter, cuja receita é mais modesta: para 2023 a estimativa de Musk para a sua companhia é de faturar US$ 3 bilhões.