Depois de 6 anos de pesquisa, desenvolvimento, testes, tombos e reerguidas, a Trippec chega ao mercado. A startup é pioneira na criação de um patinete elétrico portátil, com uma mala de rodinhas que facilita seu transporte, e se transforma em um mini kart. A proposta da empresa é valorizar a indústria local, com uma solução sustentável de mobilidade urbana que melhore a interação das pessoas com as cidades e o lazer ao ar livre.
O responsável pela novidade é Claudio Ohara, executivo com mais de 28 anos de carreira, que em sua última passagem por grandes empresas foi diretor financeiro de uma empresa de produtos agrícolas. “Fui juntando algumas expertises que não tinha. Apesar da ideia conceitual ser minha, não sou engenheiro elétrico nem mecânico, mas tenho formação técnica em eletrônica”, afirma. Aliás, Claudio conta que o primeiro protótipo do patinete foi criado dentro do banheiro de serviço de seu apartamento.
O CNPJ foi criado em 2020, ano em que a empresa foi acelerada pelo Founder Institute. O empresário reuniu um time de peso para desenvolver a parte mecânica, digital e baterias. Fabio Birolini, engenheiro mecânico que ajudou a criar o esportivo brasileiro Lobini H1, é o responsável pelo desenho técnico dos patinetes elétricos da startup. Após este processo inicial, que durou 1 ano, a Trippec ganhou vida.
Embora os veículos elétricos não tenham preços tão atrativos, (R$ 5.990 o modelo mais “básico” e R$ 7.990 o superior) eles foram desenvolvidos com tecnologia e design diferenciados, pensando no maior conforto do usuário. Os modelos possuem autonomia de 30 a 50 km, bateria de troca rápida, led neon frontal e lateral, e as três rodas contam com amortecedores e sistema tilting – que inclina as rodas traseiras para fazer curvas. “Queremos trazer a experiência lúdica do ‘se você já andou de carrinho de rolimã, agora ele tem acelerador’”, resume Claudio.
Estratégias para bombar
Com o site pronto (bem estiloso, aliás) e redes sociais à toda na divulgação, a Trippec tem algumas cartas na manga para definitivamente decolar em 2022. Que tal começar se exibindo para os quase 20 milhões de brasileiros assinantes da Netflix? Sim, a Trippec é uma das participantes do novo reality show “Ideias À Venda”, que estreia hoje na plataforma de streaming.
No programa, comandado pela apresentadora e empresária Eliana, empreendedores apresentam suas ideias aos jurados e a uma plateia de 100 pessoas, em busca de um prêmio de R$ 200 mil para ajudar a alavancar seus negócios. Claudio participou de um dos 6 episódios (gravados no ano passado) com mais 3 inventores do mesmo segmento. A decisão de quem vence cada episódio fica a cargo da plateia.
Além da grande exposição na mídia, a Trippec está em conversas para vender um lote dos patinetes à uma startup que oferece serviços de compartilhamento e conversão de veículos elétricos. Também está fazendo testes com a divisão de mobilidade de uma das maiores montadoras do mundo. Como o patinete da mobtech cabe em qualquer porta-malas, a ideia seria oferecê-lo junto a carros alugados.
Foco nos faria limers
Com tantas estratégias para ganhar tração, não deve demorar para rolar uma primeira rodada de captação, cuja expectativa é de levantar R$ 1 milhão. Segundo Claudio, 80% do dinheiro será usado para colocar à venda um primeiro lote de patinetes e 20% será investido nas 2 primeiras lojas containers da Trippec em São Paulo.
A ideia não é replicar o que outras empresas de mobilidade fizeram no passado, como a Yellow ou a Green. A estratégia inicial é focar nos “faria limers” – uma lojinha ficará no Largo da Batata e outra no bairro da Vila Olímpia. “O objetivo é incentivar a experimentação com tarifas decrescentes até chegar a venda de fato”, diz Claudio, acrescentando que tem planos de expandir as lojinhas para mais bairros.
O usuário poderá alugar um patinete por R$ 20 a hora, R$ 40 o dia, R$ 100 o fim de semana ou R$ 500 o mês. Quando esse nível mais sênior de experimentação for ate, os R$ 500 do aluguel mensal poderão ser abatidos na compra do veículo elétrico. A expectativa inicial é de vender entre 150 e 200 unidades ao mês.
Quando o negócio realmente tracionar, Claudio espera faturar R$ 7 milhões em seu primeiro ano de operação com a venda de pelo menos 1 mil patinetes por mês. Quem sabe não gravo um vídeo testando um Trippec? (Mas sem vídeo cassetadas, viu, senhor Gustavo Brigatto?). Aguardem!