Negócios

Uber adquire startup belga de rotulagem de dados da Y Combinator

A empresa e sua equipe se juntarão à Uber AI Solutions, área de suporte interno que foi transformada em um braço de negócio

Leitura: 2 Minutos
Segments.ai
Otto Debals (CEO) e Bert De Brabandere (CTO), fundadores da Segments.ai | Foto: Divulgação

A Uber anunciou a aquisição da Segments.ai, startup belga apoiada pela Y Combinator e especializada em rotulagem de dados para inteligência artificial. O valor do negócio não foi revelado. A empresa e sua equipe se juntarão à Uber AI Solutions, unidade da companhia dedicada a transformar em produto o que antes era apenas uma ferramenta de suporte interno: a anotação e organização de dados para treinar modelos de IA.

Fundada em 2020 por Otto Debals (CEO) e Bert De Brabandere (CTO), após concluírem seus doutorados e acumularem experiência na indústria automotiva, a Segments.ai nasceu com a missão de tornar mais eficiente o trabalho de engenheiros de machine learning. Hoje, mais de 70% desses profissionais dedicam mais da metade do tempo apenas à construção de dados de treinamento, etapa essencial para desenvolver modelos de IA.

O desafio cresce quando entram em cena sensores adicionais, como câmeras e LiDAR (sigla em inglês para Light Detection and Ranging), que elevam tanto os custos quanto a complexidade do processo. A proposta da Segments.ai é justamente simplificar esse fluxo, ajudando empresas a economizar tempo e recursos na criação de conjuntos de dados de alta qualidade.

“Eu, Bert e toda a equipe continuaremos essa jornada dentro da Uber AI Solutions, liderada por Megha Yethadka, onde vamos reforçar nosso foco em desenvolver as melhores ferramentas de anotação para robótica e veículos autônomos. O grupo de AI Solutions faz parte da unidade de Core Services da Uber, chefiada por Gus Fuldner”, disse Otto em uma publicação no LinkedIn.

A Uber já vinha estendendo sua atuação: além de usar internamente rotulagem de dados para alimentar seus próprios algoritmos, a empresa começou recentemente a oferecer serviços de anotação para terceiros, transformando o que era um suporte interno em um braço de negócio. A aquisição da Segments.ai fortalece essa estratégia ao adicionar expertise técnica, ferramentas especializadas em LiDAR e uma base de clientes existente.