A United, uma das maiores companhias aéreas do planeta, fechou um contrato US$ 15 milhões com Eve Air Mobility, startup subsidiária da Embraer que desenvolve eVTOLs, nome dado para veículos elétrico de decolagem e pouso vertical.
Conforme o contrato firmado pelas companhias, a United se comprometeu a comprar até 400 aeronaves – 200 aeronaves elétricas de quatro lugares e mais 200 opções, com as primeiras entregas previstas já em 2026. Segundo destacou a empresa em comunicado, o investimento marca um passo significativo no segmento de táxi aéreos, em uma parceria que deve continuar nos próximos anos.
“Pelos termos do acordo, as empresas pretendem trabalhar em projetos futuros, incluindo estudos sobre o desenvolvimento, uso e aplicação das aeronaves da Eve e do ecossistema de mobilidade aérea urbana (UAM)”, destacou a United em nota à imprensa.
O investimento na startup de São José dos Campos é parte das ações do United Airlines Ventures, fundo criado pela United para apoiar o compromisso 100% verde da companhia de atingir zero emissões líquidas até 2050, sem o uso de compensações tradicionais. Por meio da UAV, a United tem liderado no setor os investimentos em eVTOLs e aeronaves elétricas, motores com célula de combustão a hidrogênio e combustível de aviação sustentável. No mês passado, a companhia fez um depósito de US$ 10 milhões na Archer Aviation, empresa californiana de eVTOLs, para a produção e aquisição de 100 aeronaves.
De acordo com a United, o investimento foi impulsionado em parte pela confiança nas oportunidades potenciais de crescimento no mercado de mobilidade aérea urbana e pelo relacionamento da Eve com a Embraer, fornecedora antiga de aeronaves para a companhia aérea norte-americana. Além disso, a United se juntou ao consórcio liderado pela Eve em Chicago, que simulará operações de UAM a partir de 12 de setembro.
“Tal relacionamento inclui acesso aos centros de serviços, depósitos de peças e técnicos de serviço em campo da Embraer, o que abre caminho para uma operação confiável. Após a entrada em serviço, a United poderá ter toda a sua frota eVTOLs atendida pelos serviços agnósticos e operações de suporte da Eve”, afirmou a companhia.