Ano passado, as coisas não estavam nada boas para o supermercado digital Merqueo. Com dificuldades de fazer uma nova captação e altos custos operacionais, a startup fechou suas portas no México e no Brasil – sendo que na época fontes diziam que a empresa estava se preparando para ser liquidada.
Apesar das dificuldades, a Merqueo se segurou no seu país natal (Colômbia), e agora está lançando uma nova cartada para conquistar o mercado por lá. Este mês, a startup inaugurou cinco lojas físicas em Bogotá, mantendo sua proposta de compras rápidas. O objetivo é que a experiência de compra não ultrapasse quatro minutos, com mais de 60 alimentos para consumo imediato.
O movimento é parte dos recentes esforços da companhia para se reerguer, após pedir sua recuperação no fim do ano passado. Outra medida que a Merqueo tomou foi a de desistir de parte de seu portfólio de marcas próprias, repassando-as para a rede supermercadista Ísimo.
Agora com os pontos físicos, o plano da companhia é reconquistar o público que tinha perdido no online – em 2022, último ano em que a empresa divulgou resultados, ela anotou perdas de US$ 32,5 milhões, ou 31% a mais que um ano antes e, na última linha, teve um rombo 80% maior, chegando a US$ 61,2 milhões.
As más finanças da Merqueo fizeram a companhia perder prazos com fornecedores – no Brasil, as dívidas passaram de R$ 3 milhões. No fim, tudo isso afetou pedidos, culminando na decisão de encerrar operações no México e no Brasil.
A última captação da Merqueo foi em maio de 2022, quando levantou US$ 22 milhões em dívida. Antes disso, ela tinha captado US$ 50 milhões em uma série C liderada pela IDC Ventures. Para se recapitalizar, no ano passado a companhia chegou a cogitar um IPO, e até protocolou um prospecto para a oferta pública, que não foi pra frente.
Concorrência forte
Entretanto, entrar no segmento de lojas físicas não deverá ser nada fácil para a Merqueo. Apesar de já ter planos de expansão para mais lojas ainda este ano, a concorrência por lá é com ninguém menos que a Oxxo, gigante latina de minimercados que só na Colômbia tem mais de 500 pontos de venda.
Entretanto, para Felipe Ossa, CEO da Merqueo, o desafio é bem vindo, e o conceito de conveniência oferecido pelas lojas da startup pode ser o diferencial.
“Nossas lojas estão localizadas em locais de fácil acesso para pedestres e possuem um portfólio muito bem selecionado para atender essas necessidades imediatas, são mais de 60 referências de alimentos para consumo imediato, e pagamento de serviços públicos e recargas entre outros”, disse Felipe, à Forbes Colombia.