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Venda da fatia da Just Eat no iFood bate recorde para negócios de internet

Acordo que pode chegar a 1,8 bilhão de euros põe fim a uma negociação que se arrastava desde 2020

iFood
Foto: Vinicius "amnx" Amano/Unsplash

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No que pode ser considerado o maior exit de um só investidor em uma empresa de internet brasileira, a Prosus, braço de investimentos em negócios de tecnologia do grupo sul-africano Naspers, fechou um acordo com a Just Eat Takeaway.com para comprar a fatia de 33,3% detida no iFood.

A operação a ser paga em dinheiro, pode chegar a 1,8 bilhão de euros, o equivalente a R$ 9,42 bilhões. O valor será dividido em uma parcela à vista de 1,5 bilhão e o restante condicionado a desempenho ao longo dos próximos 12 meses. A operação precisa ser aprovada em assembleia geral da Just Eat Takeaway e expectativa é que ela seja concluída no 4º trimestre. Caso não vingue, a companhia terá que pagar uma multa de 35 milhões de euros à Prosus.   

Em comunicado, a Just Eat Takeaway disse que o valor a ser pago pela Prosus representa uma multiplicação de 5 vezes o valor que foi investido ao longo da sociedade. A Just Eat desembarcou no país em 2012 com o RestauranteWeb. O aplicativo de entregas foi comprado pelo iFood em 2014, dando origem a uma joint venture com a Naspers, hoje Prosus.

Com saída da sociedade, a Prosus e a Movile passam a ser as acionistas do iFood. No balanço de 2021, publicado no fim de março, a Prosus reportou que a Movile tinha 67% do iFood. Já a Prosus tem 94% da Movile.

Já era hora!

O acordo anunciado hoje põe fim a uma negociação que se arrastava desde 2020, quando Just Eat e Takeaway se fundiram. Com a união e o foco na Europa, a participação em um negócio no Brasil deixou de fazer sentido para o grupo. A companhia também está em busca de um comprador para o Grubhub, que opera nos EUA.   

“A Just Eat Takeaway permanece focada em melhorar sua rentabilidade e em uma alocação disciplinada de capital. A companhia vai reter os valores da operação em seu balanço para reforçar e servir o pagamento de títulos de dívida que estão perto do vencimento. A companhia reafirma seu guidande da forma como foi apresentado no resultado do meio do ano em 2 e agosto”, informou em comunicado.

Ao deixar o aplicativo todo dentro de casa, a Prosus ganha força em sua unidade de entrega de comida, com presença em 50 países e que conta com os aplicativos Delivery Hero, Swiggy, Oda e Flink.

No ano de 2021 (encerrado em 31 de março), a divisão de entrega de comida teve uma receita de US$ 3 bilhões, um crescimento de 77%, representando cerca de 10% do negócio como um todo (US$ 35,6 bilhões, alta de 24% em um ano).

O iFood apresentou um crescimento de 41% no total de dinheiro transacionado (GMV) com 758 milhões de pedidos (alta de 37%). O principal negócio da companhia, as entregas de comida para restaurantes, apresentou uma receita de US$ 967 milhões, alta de 33% em um ano, com lucro de US$ 10 milhões, um terço do apresentado um ano antes.

iFood = tremendous opportunity

“Estamos muito animados em continuar sendo um parceiro ativo e apoiador para o iFood na medida que a companhia entra em sua nova fase de inovação e crescimento”, disse Bob van Dijk, CEO da Prosus, em comunicado. Na avaliação de Larry IIIlg, CEO da Prosus Food, há um grande potencial de crescimento tanto nas entregas de comida para restaurantes, como também em outros negócios, como supermercado e entregas rápidas.  

“Juntos, vamos construir a plataforma que oferece aos consumidores brasileiros, os parceiros de entregas, restaurantes e muito mais, a melhor experiencia em comida, entrega de supermercado e fintech, disse Fabrício Bloisi, fundador da Movile e CEO do iFood em comunicado.

O Startups noticiou com exclusividade em meados de julho que o iFood tinha incorporado a operação da Movile Pay, para reforçar a oferta de serviços financeiros para restaurantes. A companhia também comprou o Anota ai, para expandir sua atuação para os atendimentos feitos pelo WhatsApp.