A BeUni, startup especializada na gestão de brindes e produtos personalizados, levantou uma rodada de investimento de R$ 1,72 milhão. O aporte, liderado pela Investidores.vc, contou com 50 investidores do pool e será utilizado para alavancar o portfólio de produtos tecnológicos.
Fundada em 2019, em São Carlos (SP), pelos irmãos Marcel e Murilo Prataviera, a BeUni desenvolveu uma plataforma capaz de automatizar o armazenamento, a compra e o envio de produtos personalizados. Inicialmente, o negócio atuava no nicho universitário, mas depois pivotou para atuar no mercado B2B. “Percebemos que as empresas tinham uma grande demanda por uma solução como essa, seja para comprar o kit onboarding ou enviar mimos para clientes ou colaboradores”, afirma Murilo, em entrevista ao Startups.
A companhia tem clientes no Brasil e nos Estados Unidos, incluindo Cubo Itaú, Phillips Morris, Zendesk, Intercom, Alura, Insper, Mackenzie, QuintoAndar, Sicoob e RaiaDrogasil, e realiza entregas em mais de 130 países. O negócio gera mais de 70% de recorrência, com clientes vindos majoritariamente de indicação e buscas orgânicas, resultando em até 3 mil envios por mês.
Segundo Murilo, o grande diferencial da startup está na tecnologia. “Desde o início sabíamos que a base da empresa tinha que ser tecnológica, e focamos desde o início em construir esse processo para entrar no mercado de produtos personalizados com automatização, integrações e backoffice otimizado”, pontua. “Além disso, construímos a cultura de trazer pessoas que estão muito alinhadas e respirando nossos propósitos, para trazer diferenciais e vantagens competitivas”, completa.
Potencial de mercado
“As pessoas procuram consumir cada vez mais algo que se conecte com elas, e a BeUni entrega para as companhias diversas formas delas estarem presentes em vários momentos da jornada do cliente, criando experiências memoráveis”, afirma Amure Pinho, fundador do Investidores.vc. Segundo o executivo, as soluções oferecidas pela startup permitem que as empresas criem conexões únicas e personalizadas, que podem aumentar a retenção de clientes e o engajamento de funcionários.
Ainda de acordo com Amure, a Investidores.vc pode ajudar a companhia com questões estratégicas como contratação de talentos e desenvolvimento do go-to-market. “Oferecemos apoio para a startup pisar no acelerador, mas também a colocar o cinto e o airbag caso precisem ser utilizados. Muitas vezes, quando as startups recebem a grana, tendem a testar coisas demais antes do tempo, o que pode trazer ineficiência. Nosso objetivo é identificar as prioridades e tomar decisões assertivas para trazer talentos, conectar a clientes e apresentar investidores que podem ajudar a solucionar determinados problemas”, explica.
Mesmo antes do aporte, a startup já gerava caixa e crescia com as próprias pernas. “Nossa necessidade de captação é trazer pessoas que já têm experiências e know-how em várias verticais. A chance de sucesso aumenta muito, porque são muitas pessoas olhando para o negócio, querendo fazer ele crescer para gerar retorno financeiro. Os investidores que nos acompanham trazem um valor enorme e o dinheiro, nesse caso, é complementar”, explica o cofundador da BeUni Murilo Prataviera.
O dinheiro captado será utilizado para ampliar em 80% o quadro de colaboradores, com foco nos times de tecnologia e comercial, além de dobrar (e, quem sabe, triplicar) o faturamento da companhia em 2023, além de alavancar o portfólio de produtos tecnológicos.
Para colocar um pouco mais de gasolina no tanque, a startup ainda está levantando cheques com outros investidores. A expectativa é, até o fim do semestre, fechar uma extensão da rodada, somando um total de R$ 2,6 milhões em investimentos.